Viva o Centro
Rubacão Jazz e Izadora França se apresentam no Centro Cultural São Francisco nesta quarta e quinta-feira
20/08/2024 | 18:00 | 32
O quinteto instrumental da Big Band Rubacão Jazz e o seu naipe de trombonistas e a cantora Izadora França se apresentam nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Centro Cultural de São Francisco dentro do “Projeto Viva Centro, com música”. A entrada é gratuita para todos os públicos. O projeto, que está na sua segunda edição, recomeçou neste mês de agosto e vai até janeiro de 2025.
A programação desta quarta-feira (21), tem início às 17h, com apresentação de grupos de câmera e o canto Ave Maria na voz da soprano Izadora França. Na sequência, às 18h15, se apresenta o quinteto instrumental da Big Band Rubacão Jazz com os músicos Rodrigo Alves (sanfona), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo), Caio Bertazzoli (bateria) e Fábio Lima (percussão) com um repertório com música brasileira e jazz contemporâneo.
Já na quinta-feira (22), o Naipe de Trombones da Rubacão Jazz se apresenta com os músicos Clailton França (trombone tenor), Mirele Barbosa (trombone tenor), Ronaldo Nunes (trombone baixo) e Flávio José (trombone baixo). A proposta do grupo é realizar um trabalho de música de câmara a partir da interpretação de obras que integram um repertório eclético, “passeando” por diversos gêneros musicais, do jazz ao frevo.
A coordenadora do projeto, professora Jamile Paiva, comentou que o objetivo é democratizar o acesso à cultura, levando a atividade musical da cidade a todos, independentemente de seu perfil socioeconômico. A curadoria do evento selecionou trechos populares de óperas que marcaram a evolução do gênero desde a sua criação, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar a grandiosidade dessas obras em um ambiente urbano. O evento reforça a importância da música na construção da identidade cultural.
Na sexta-feira (23), às 18h15, a Big Band Rubacão Jazz estará ao vivo no largo do Busto de Tamandaré. A Rubacão Jazz é uma orquestra em formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com dez anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do Frevo ao Jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.
Projeto Música no Centro – O projeto Música no Centro foi prospectado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do setor de projetos do órgão com apoio da Agência de Inovação Tecnológica do Município, criada para promover o desenvolvimento tecnológico, levando inovação a diversos setores e fomentando a integração entre o público e o privado. Operando como uma ponte dinâmica que interliga a academia, o governo e as empresas, a Inovatec JP adquire um papel multifacetado e se destaca na concepção e desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores. Tem como parceiro e apoiador o Governo do Estado da Paraíba.
A primeira fase do projeto foram 13 semanas e aconteceram 38 apresentações. O projeto foi prestigiado por 2.301 pessoas, nos dois polos artísticos, Academia Paraibana de Letras (APL) e Centro Cultural São Franciso. Se apresentaram no local mais de 20 grupos de música de câmara formada por estudantes e musicistas do Departamento de Música da UFPB, a exemplo do Quinteto da Paraíba, Quarteto de Trombone, Santa Cecília Ensemble, JP Bones, Quarteto Auros, Duo Fernandes-Freire, JPistão e outros.
Um dos idealizadores do projeto, David Campos Fernandes, explicou que a intenção é levar arte e cultura do Centro Cultural de São Francisco, percorrendo toda a Rua Duque de Caxias, transformando em um lugar criativo com base na promoção de atividades de turismo, hospitalidade e no envolvimento da comunidade artística.
Tecnologia e Música – O projeto, no primeiro momento, também permitiu a realização de pesquisa com a utilização de software livre, dando início a testes de gravação, sonorização, transmissão de conteúdo com computadores, interfaces e utilização de celulares de uso cotidiano com função de câmeras. A pesquisa investiga se é possível usar hardwares acessíveis e que sirvam tanto para a sonorização de eventos de pequeno porte quanto para gravação de estúdios caseiros, ou em inglês, home studios. A expectativa é, caso os experimentos se repliquem de maneira positiva, que seja criado um protocolo de montagem de sistemas de sonorização, gravação e transmissão ao vivo dentro do sistema Linux, parte do sistema operacional Linux responsável por isso é um protocolo denominado por Jack Audio Connection Kit.
-
Texto: Adriana Crisanto Monteiro
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
secitec -
Tags
“Projeto Viva Centro Centro Cultural São Francisco izadora frança projeto Música no Centro f Rubacão Jazz SECITEC