No Parque Casa da Pólvora

Roda de Conversa debate maternidade e infância afrodescendente

16/11/2019 | 07:39 | 1078

Neste sábado (16), a partir das 14h, o Centro Cultural Parque Casa da Pólvora promoverá uma Roda de Conversa sobre a maternidade e a infância afro-brasileiras, com as facilitadoras Carolina Porto e Suzany Silva. A roda é uma ação do Coletivo Pachamama, movimento que ocupa as praças e espaços públicos para dialogar com a comunidade sobre temas que falam sobre a cultura negra e afrodescente.

A facilitadora e contribuidora do Coletivo, Carolina Porto, explicou que o mês de novembro é referência para atividades que inspiram a luta, resistência do povo negro, que historicamente tem sido os sujeitos do enfrentamento ao racismo articulado nas diversas esferas da sociedade. “Neste sentido, estaremos trazendo algumas reflexões no que toca o recorte de maternidade e infância”, comentou Carolina Porto, que divide a Roda de Conversa com Suzany Silva.

Esse espaço tem como objetivo visibilizar a luta das mulheres mães negras, bem como trazer a lume a importância da comunidade para a educação e desenvolvimento dos “erês”, relacionando assim à relevância para o crescimento desse erê em princípios baseados na ancestralidade diaspórica.

A Roda de Conversa faz parte de uma das atividades do Novembro Negro, que teve início no dia 5 de novembro com a parada das pretas do Coletivo Geranua.

AnimaCentro – Todas as atividades que acontecem no Parque Cultural Casa da Pólvora, no centro histórico fazem parte do programa AnimaCentro, uma ação promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outros parceiros, fruto de uma política de apoio e ocupação do Centro Histórico da cidade de João Pessoa, que visa levar arte, cultura e lazer gratuitos a população.

SERVIÇO:

NOVEMBRO NEGRO