Sabadinho Bom

Ricardo Brito apresenta nova linguagem do choro com bateria e piano

14/10/2022 | 11:00 | 815

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), realiza mais uma edição do projeto ‘Sabadinho Bom’ neste final de semana. Será a apresentação de um quarteto que tem o choro como inspiração. O evento começa a partir das 12h, na Praça Rio Branco, Centro da Capital.

“Eu não me canso de falar da nossa alegria em promover o Sabadinho Bom porque é uma festa pública que está consolidada no imaginário da cidade de João Pessoa”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observa que, além de ser um evento que oferece música de qualidade, como o choro e o samba, agrega um valor econômico porque há relatos dos comerciantes do território do Centro Histórico de que todos estão sendo beneficiados pelo Sabadinho Bom.

“Estamos ajudando a mover a economia local, com bares, restaurantes, que ficam, durante todo o sábado, sendo frequentados, desde a Praça Rio Branco, ali no entorno da Rua General Osório, até a Praça Antenor Navarro. Então, esse projeto é muito importante para todos nós”, constatou.

Para a apresentação, o pianista Ricardo Brito conta que o quarteto preparou um compilado de compositores, como Pixinguinha e Ernesto Nazaré. Ele observa que a proposta desse show é apresentar um repertório de choro tradicional com a interpretação do quarteto.

“Resolvemos fazer algo mais moderno. Geralmente, o choro é violão sete cordas, pandeiro, flauta, cavaquinho, bandolim. Em vez do pandeiro, usamos a bateria, como se fosse uma múltipla percussão. A gente tem a bateria e o contrabaixo, que vai regular o violão sete cordas, juntamente com o violão e o cavaquinho, que poderão solar”, explicou.

Além disso, tem o piano, que seria o bandolim, mas ao mesmo tempo como se fosse algo parecido com o violão. “Então quando junta essa massa sonora dá uma nova linguagem para tocar o choro”, afirmou.

O grupo é liderado pelo músico Ricardo Brito, no piano, e conta ainda com Nildo Fernandes, no violão; Raniere Travassos, no baixo, além de Gilson Machado, que comanda a bateria. Os músicos prometem um repertório com as principais canções do choro. ‘Noites Cariocas’, ‘Santa Morena’, ‘Delicada’ e ‘Casamento da Raposa’ são algumas das canções que vão embalar o público.

Pular para o conteúdo