Segurança alimentar

Restaurantes populares de João Pessoa serviram 144 mil refeições nos três primeiros meses do ano

23/04/2019 | 14:00 | 1608

Os dois Restaurantes Populares de João Pessoa, localizados no Parque da Lagoa e em Mangabeira, serviram aproximadamente 144 mil refeições de janeiro a março deste ano, conforme balanço da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), administradora dos serviços. Ambos restaurantes atendem 2,4 mil usuários por dia, que pagam uma quantia simbólica de R$ 1,00 pela refeição completa, inclusive com sobremesa.

Os restaurantes são vinculados à Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Sedes. O restaurante do Parque da Lagoa atende diariamente 1.300 pessoas, na sua maioria, que trabalham no centro da cidade, e o de Mangabeira, serve em torno de 1,1 mil refeições ao dia.

Conforme Lúcia Silva, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, os investimentos com a política de segurança alimentar superam a quantia de R$ 1,6 milhão, no acumulado do ano. Segundo ela, muitas famílias frequentam os restaurantes como forma de economizar no orçamento doméstico.

Qualidade – Com o preço simbólico de R$1,00, os usuários dos restaurantes populares têm acesso a uma refeição de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como orientação nutricional o Programa de Alimentação do Trabalhador Brasileiro (PATB).

Lúcia Silva lembra que, ao contrário das políticas públicas de educação e saúde, a política pública de segurança alimentar e nutricional não dispõe de cofinanciamento do governo federal. “Por ano, a Prefeitura investe aproximadamente R$ 4,2 milhões para garantir a produção e distribuição de cerca de 500 mil refeições nos dois restaurantes”. O custeio total dos restaurantes populares é de responsabilidade da Prefeitura, que subsidia com R$ 7,98 cada refeição.