Nova Oportunidade

Representantes da Rede Municipal de Educação e da Escola Bolshoi planejam nova etapa de seleção de bolsistas

08/04/2022 | 13:33 | 1119

Estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa que sonham em cursar ballet clássico na tradicional Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville (SC), terão uma nova oportunidade este ano. Na próxima semana, representantes da instituição estarão na Capital paraibana para se reunir com gestores, professores de Educação Física e de dança lotados nas escolas municipais para planejar um novo processo de seleção de bolsistas.

De acordo com a coordenadora do processo seletivo em João Pessoa, Fernanda Albuquerque, dois momentos foram programados e ocorrem na próxima quarta-feira (13). Pela manhã, às 9h, haverá uma reunião no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) para planejamento e esclarecimento de dúvidas. No período da tarde, às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), os representantes do Bolshoi farão uma formação para 60 professores de Educação Física.

“Esses avaliadores locais, que passarão por essa formação, farão as visitas nas escolas para identificar os talentos de crianças, na faixa etária de 9, 10 e 11 anos, nascidos entre os anos de 2010 a 2012”, explica.

Recentemente, cinco estudantes selecionados da rede municipal de ensino iniciaram as aulas na Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville. “Eles tiveram o primeiro mês de atividades e estão bem animados com todas as novidades. Agora os estudantes da rede de ensino de João Pessoa, que tenham o sonho de estudar Ballet clássico, terão uma nova oportunidade de realizar esse desejo e mudar radicalmente de vida”, reforça.

Próxima etapa – Segundo Fernanda Albuquerque, a próxima etapa é percorrer as escolas da rede municipal e pré-selecionar estudantes nascidos entre 2010 e 2012. As crianças serão avaliadas em critérios como flexibilidade, mobilidade e impulsão, entre outros. Posteriormente, os aprovados irão para a cidade Joinville concorrer com outras crianças de todo o território nacional.

Formação – A oportunidade dos estudantes da Rede Municipal estudarem gratuitamente ballet foi viabilizada a partir de um convênio entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Serão oito anos de formação de Ballet clássico custeados pelo governo municipal.

Além dos custos com moradia, a Prefeitura disponibiliza aos bolsistas benefícios como transporte, uniformes, figurinos, assistência pedagógica, odontológica, fisioterápico, nutricional e médica de emergência/urgência pré-hospitalar, além de uma mãe social, que acompanha o grupo durante os oito anos de formação.