Novas parcerias

Representante da Secitec visita projeto Cidades Inteligentes de Campina Grande

20/04/2022 | 16:30 | 811

O diretor de Fomento e Competitividade da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Tarcísio Júnior, representou a Prefeitura de João Pessoa na visita técnica ao projeto Cidades Inteligentes de Campina Grande, nesta quarta-feira (20). O objetivo foi para estreitar laços com as agências de fomento do país e firmar parcerias para implantação de novos projetos de mobilidade, conciliar visões sobre o que é, para que serve uma cidade inteligente, e como acontece na prática.

O evento foi promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Prefeitura de Campina Grande (STTP e SECTI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “A visita foi de grande importância para compreender o que vem sendo realizado em outros espaços urbanos em termos de ciência e tecnologia nas cidades do Nordeste”, disse Tarcísio Júnior.

O Projeto de Cidades Inteligentes faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional, a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela superintendência, a exemplo de melhoria no transporte público, segurança e outras atividades que possam oferecer melhor qualidade de vida para a população dentro de suas cidades.

Para o superintendente em exercício da Sudene, Raimundo Gomes de Matos, a ação ratifica uma abordagem inovadora em segurança pública que pode ser ampliada para outras cidades. “Um dos eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste proposto pela Sudene é a inovação. A articulação feita com a ABDI e as prefeituras foi muito positiva nesse sentido”, explicou em informativo eletrônico distribuído pela instituição.

O diretor de Fomento da Secitec, Tarcísio Júnior, comentou ainda que atualmente é muito importante pactuar sobre cidades inteligentes no futuro para a articulação de políticas públicas para a região. É preciso adequar os processos da sociedade e os governos incorporarem e atenderem às inovações tecnológicas para garantir que o dinamismo ajuda a solucionar problemas.

Pular para o conteúdo