Serviço especializado
Rede municipal de Saúde disponibiliza atendimento nutricional para a população
31/08/2022 | 14:00 | 1005
Nesta quarta-feira (31) é comemorado o Dia do Nutricionista. Além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais, os nutricionistas também são fundamentais dentro da equipe de um serviço de saúde. Eles são os profissionais habilitados para educar a população sobre os hábitos alimentares saudáveis, bem como prevenir e tratar situações específicas de doenças crônicas, além de acompanhar e orientar em cada ciclo de vida.
Na rede municipal de saúde, os nutricionistas estão presentes em diversos níveis de atenção, desde a básica, com acompanhamento aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF); assim como na hospitalar, por meio das dietas nutricionais dos pacientes; e especializada, por meio das consultas nas policlínicas.
Ao todo, a rede municipal conta com mais de 100 nutricionistas para atender à população nos serviços. Uma dessas profissionais é Vivianne Aluska, nutricionista e coordenadora de nutrição da Policlínica Municipal do Cristo. Ela explica que educação nutricional é necessária em qualquer momento da vida para a promoção da saúde do indivíduo. “Na policlínica atendemos todo tipo de demanda nutricional, desde reeducação alimentar, ajuste dietético de acordo com seu ciclo de vida, da gestação até a melhor idade, erro alimentar e situações específicas patológicas e alérgicas alimentares, entre outros”, destacou.
Para ser atendido por nutricionistas nas policlínicas municipais, o usuário pode ser encaminhado por meio de regulação (a partir de outros especialistas ou da sua USF) ou demanda espontânea com agendamento interno diretamente na policlínica. O acompanhamento do usuário é individualizado e vai depender do caso clínico de cada um. A consulta tem duração média de 30 a 45 minutos.
Hospital – Na atenção hospitalar, o nutricionista é responsável por tentar garantir que os pacientes tenham todos os nutrientes necessários no organismo para a manutenção ou melhoria do estado nutricional e, consequentemente, do quadro clínico, evitando problemas como fraqueza, dificuldades de cicatrização e diminuição das funções dos órgãos e maior risco de infecção.
No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), os profissionais de nutrição atendem aos pacientes da enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínica cirúrgica. “Esses atendimentos são compostos pela visita ao paciente em leito, acolhimento, avaliação antropométrica (com aferição da estatura e do peso) e anamnese alimentar (para identificar as preferências, alergias, intolerâncias, condições de mastigação, uso de medicação e outras características). A partir daí, disponibilizamos das informações necessárias para dar prosseguimento à assistência nutricional”, explicou Tatianna Gadelha, nutricionista e coordenadora do Serviço de Bariátrica do HMSI.
SPA Cirúrgico Bariátrico – No início do mês foi inaugurado o SPA Cirúrgico Bariátrico, dentro do Hospital Santa Isabel, que beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica, que possuem dificuldade extrema na perda de peso, pré-requisito necessário para realização da cirurgia bariátrica. O SPA conta com equipe multiprofissional composta por nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, que são responsáveis pelo acompanhamento desses pacientes.
Dia do Nutricionista – A data foi definida em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 31 de agosto de 1949.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
dia do nutricionista saúde