Inclusão

Rede Municipal de Educação realiza 2º Soletra Libras e aluna da Escola Ana Cristina é a campeã

25/09/2019 | 17:10 | 1822

A aluna Karina Tavares de Oliveira, do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Ana Cristina Rolim Machado, de Mangabeira, foi campeã do 2º Soletra Libras da Rede Municipal de Educação da Capital. A final aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e foi disputada entre 12 alunos. Também participaram do evento as Escolas de Tempo Integral Dom Marcelo Pinto Carvalheira e a Frei Albino.

“Eu fiquei muito feliz e agradeço muito a minha professora de Libras, Manuella Aschoff, que me ensinou tudo isso. Esse prêmio foi pela minha escola e por todos os meus colegas”, disse com alegria a vencedora.

Em segundo lugar, ficou a estudante Mariana Rosendo da Costa, 5º ano, da Escola Dom Marcelo, e, em terceiro, o aluno Alan Henrique de Lima Vieira, 4º ano, da Escola Frei Albino.

Etapas – na 1ª etapa da final, de posse da palavra escrita em Língua Português, o candidato teve que fazer a datilologia em Libras da mesma, respeitando a correta ortografia. As palavras estudadas pelos alunos foram retiradas das músicas do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro. Cada um tinha um tempo de 30 segundos para responder.

Na 2ª etapa foi feita a compreensão da Libras onde um dos jurados do evento fez a datilologia, em Libras, da palavra. Ao final, o candidato proferiu a palavra em sua forma fonética correta.

Já na 3ª e última etapa o candidato escutou a palavra proferida em Língua Portuguesa e executou a datilologia em Libras.

O diretor da escola vencedora, que no ano passado ficou em segundo lugar, Adriano Soares da Silva, falou o que significa a competição. “Representa a inclusão da língua de sinais para a escola. Quem ganha não é apenas a escola e, sim, nossos alunos que estão tendo essa oportunidade de interagirem com outros por meio de sinais. Isso é inclusão. Nossa unidade tem quase 600 alunos aprendendo uma segunda língua que é nossa”, disse.

Premiação – cada um dos três finalistas ganhou um tablet e um kit escolar com livros, como proposta de incentivar a leitura e material didático pedagógico. A Escola Ana Cristina Rolim Machado foi premiada com um troféu.

Todos os 12 finalistas do 2º Soletra Libras também receberam o kit escolar.