Proteção e dignidade
Realização do sonho da casa própria muda vida de centenas de famílias pessoenses
17/12/2018 | 08:00 | 1867
“Minha casa já foi demolida e agora faz parte de um passado que eu não quero mais lembrar. Minha filha cresceu aqui no bairro e a gente passava mais tempo no hospital do que em casa porque ela estava sempre doente. Quando chovia, eu colocava ela no cangote e saia de casa com a água já batendo na barriga para pedir abrigo na casa da minha mãe porque ela estava sempre com diarreia, infecção urinária e febre. Agora, em vez disso, ela vai ter a oportunidade de estudar pra poder ter um futuro melhor”.
O relato é da dona de casa Lizane Ribeiro, mãe da pequena Camila Ribeiro. Elas estão entre as 336 famílias do novo bairro São José que estão se despedindo de 2018 comemorando a realização do sonho da casa própria. Uma conquista expressada por meio de palavras que se conectam para dar sentido a uma nova realidade. “Segurança familiar, proteção, conforto, dignidade e direito”, explica outra dona de casa, a Maria do Socorro, mãe de seis filhos, com idades entre três e 15 anos.
“Eu morava quase dentro da avenida e ficava preocupada com meus filhos, que os carros poderiam pegar. Aqui fico mais tranquila porque sei que eles estão mais seguros. Além de ter saído do aluguel e conseguir diminuir meus gastos e criar meus filhos com mais tranquilidade. É uma mais do que uma mudança de casa, é uma mudança de vida, pra melhor, completou Maria do Socorro.
Todas essas famílias estão inseridas na política habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que completou a marca de 7.153 casas já entregues desde janeiro de 2013 – o maior da história da cidade. Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco para eles deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local.
“Este é mais um desafio histórico de João Pessoa que nós tivemos a coragem de enfrentar, buscar a solução e chegar a este momento importante de conclusão com a entrega dos 336 apartamentos, dois meses depois de já ter entregado a urbanização do bairro. Estamos abrindo o São José, mudando a cara do bairro e, mais do que isso, transformando para muito melhor a vida de tantas pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo durante a entrega das unidades habitacionais.
O Novo São José – As obras do Novo São José representam um investimento de R$ 26 milhões. As 336 famílias beneficiadas foram escolhidas através do critério da vulnerabilidade social e são justamente aquelas que tiveram suas casas identificadas pela Defesa Civil como as que se encontravam em áreas de risco.
-
Texto: Secom-JP
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: Kleide Teixeira -
Secretarias
defesacivil semhab -
Tags
família habitação Novo bairro são josé proteção realização sonho da casa própria