Pôr do Sol

Público lota Hotel Globo em mais uma edição do projeto AnimaCentro

16/03/2019 | 09:15 | 1666

O olhar atento e as palmas de encantamento marcaram a tarde desta sexta-feira (15) na programação do Pôr do Sol no Hotel Globo, com a apresentação  Orquestra Filarmônica Jovem. A atividade faz parte do projeto AnimaCentro, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O espaço fica localizado no Centro Histórico da Capital.

Segundo o regente da Filarmônica Jovem, Geraldo Rocha, o evento proporciona uma aproximação da orquestra com a população, fazendo com que todos possam ter acesso à música clássica. “Estamos realizando um sonho enquanto grupo, pois tínhamos um grande desejo fazer uma apresentação aqui e ver esse público tão participativo. Eu acho que as orquestras no geral têm ficado muito elitista, então a nossa proposta é exatamente essa, trazer para a população a boa música”, disse ele.

A orquestra fez uma homenagem a Zabé da Loca, tocando também grandes clássicos da Bossa Nova e dos Beatles. Na apresentação, foram tocadas músicas como “Pipoca Moderna”, “Eu Sei que Vou te Amar”, “Água de Beber”, “Something”, “What a Wonderful World”, “Over the Rainbow”, entre outros sucessos.

O local, além de receber os moradores da cidade, recebe também diversos turistas, que é o caso de Luiz Carlos, morador de Brasília, que ficou surpreso com a iniciativa da PMJP. “Estava aqui a passeio e quando cheguei fiquei admirado com essa bela apresentação. Eu acho que esses eventos são maravilhosos não só para quem mora em João Pessoa, mas para nós turistas, que chegamos querendo conhecer mais da cultura local e dos pontos turísticos”, contou Luiz.

O evento contou com uma apresentação multimídia, onde a orquestra e os cantores se apresentaram simultaneamente, tendo performance de dança com Ayleen e Vant Vaz (Coletivo Tribo Éthnos) e da pintura de um quadro ao vivo por Jonas Lourenço e Jô Cortez (Louro & Canela). A orquestra é coordenada pelo professor Geraldo Dias da Rocha Júnior.

“Eu fiquei emocionada com as músicas tocadas e as danças, chegando a ficar toda arrepiada. Eu com minha família sempre visitamos aqui, mas hoje podemos dizer que está todo especial, com tantas manifestações culturais de deixar a gente tocada”, disse a dona de casa Francisca Silva.

Orquestra – A ‘Orquestra Filarmônica Jovem’ da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um projeto de extensão do Departamento de Música, que envolve cidadania e prática orquestral para estudantes e o público em geral da grande João Pessoa. No que se refere à cidadania, o grupo pretende atender à sociedade através de atividades musicais de formação de plateia. O projeto nasceu no segundo semestre de 2017 e realizou seu primeiro concerto no fim do mesmo ano.