Valorização da cultura
Público aplaude de pé Orquestra Sinfônica e Companhia de Dança na abertura do FestincineJP
27/08/2022 | 12:00 | 818
A abertura oficial do 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), na noite desta sexta-feira (26), foi um marco na história do cinema da cidade. O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e a Companhia de Dança da cidade que, juntas, fizeram um espetáculo emocionante e o público aplaudiu de pé, especialmente durante a homenagem a Sivuca.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, declarou que é fundamental esse passo para o crescimento do cinema de João Pessoa, onde foram dadas todas as condições para o Festival, após um trabalho intenso que vem sendo realizado há alguns meses, atraindo os principais estúdios de produção do Brasil e do exterior.
“Conseguimos trazer, de uma vez só, representantes da SPCine, da BH Filmes, do Ventana Sur, Embaixada da França, da Colômbia, produtores locais e nacionais, empresários dos estúdios cinematográficos. Todos, até dia 30, estarão trabalhando na perspectiva do cinema paraibano. Isso é fundamental”, afirmou.
Marcus lembrou que foram criadas a JP Film Comission e a Agência Audiovisual, grandes sonhos da comunidade cinematográfica da cidade. Assim, segundo ele, João Pessoa se equipará a São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro que já têm, há alguns anos, as suas comissões de cinema. “Estamos muito contentes com tudo isso. Nós conseguimos fazer um festival de cinema, mas que integra dança, artes plásticas, literatura. É um sucesso”, comemorou.
A cineasta Tizuka Yamazaki também não economizou elogios. “Eu disse num discurso hoje que, quando vim à Paraíba 40 anos atrás para fazer (o filme) ‘Paraíba, mulher macho’, eu achava que ia receber, por parte da cidade, do estado, um apoio. E quando estava fazendo entrevistas com as pessoas daqui, eu fazia a pergunta e elas respondiam olhando para o meu parceiro. Eu virei e disse: não é à toa que Anayde Beiriz sofreu aqui. Então, fico muito emocionada em saber que hoje a cidade está fazendo Agência de Cinema, Film Comission e o Festival Internacional de Cinema. Isso, eu acho que nada mais é do que a divulgação do que vocês fazem e poder fazer uma troca com produtos de outros lugares. Isso é fantástico. Parabéns”, disse.
“O FestincineJP representa o Brasil que nós queremos: um governo, uma secretaria que invistam na cultura, que apoiem o brasileiro porque o Brasil é um celeiro de arte. Estou muito feliz e honrada de estar aqui, ainda mais no Nordeste que também é um celeiro de grandes artistas”, declarou a diretora da TV Globo, Patrícia Cupello.
Ela ressaltou que todos estão acostumados com um audiovisual mais precário no Brasil, e constatou que no eixo Rio-São Paulo sempre há mais oportunidades. “Então, ter uma oportunidade desse tamanho aqui no Nordeste, especialmente na Paraíba, é muito bacana. Fico muito feliz porque sou uma grande entusiasta da arte local”, acrescentou.
Público – Quem foi prestigiar o evento se sentiu surpreso com o profissionalismo da Orquestra e da Companhia de Dança. “Achei impressionante pelo tempo recorde que eles tiveram para poder preparar e se apresentar. Não foi nada amador. Estão de parabéns porque é sempre um espetáculo ver um espetáculo”, declarou o psicólogo Edson Santos.
“Foi maravilhoso. A seleção de músicas começando com Chico. Muito emocionante quando apareceu a imagem do Sivuca, parecia que ele estava realmente tocando. Foi de muito bom gosto e está todo mundo de parabéns”, enalteceu a professora Elza de Castro.
Exposição – Também na noite desta sexta-feira, foi aberta a exposição ‘Cinema Paraibano’, no Hotel Globo. Pela primeira vez, estão sendo mostrados desenhos da storyboard do filme A Canga. São desenhos e pinturas únicos feitos pelo artista plástico W. J. Solha cedidos pelo cineasta Marcus Vilar.
A mostra, que estende até 26 de setembro, inclui uma série de fotografias dos diretores André Morais, Bertrand Lira e Marcus Vilar. Entre as imagens, estão algumas produzidas durante filmagens com o escritor Ariano Suassuna.
Festa – Para encerrar a primeira noite do FestincineJP, foi realizado um evento festivo no átrio da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, com música animada. A atração foi a DJ Dany Andrade, que fez uma apresentação contagiante.
Programação – O festival se estende até a próxima terça-feira (30). A programação completa pode ser acessada no link.
-
Texto: Lucilene Meireles e Annaline Araújo
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Daniel Silva -
Secretarias
funjope -
Tags
1º FestincineJP cinema cultura festincinejp funjope