Festa das Neves
Público aplaude Barca Santa Marina e Boi de Reis Estrela do Norte no Palco Cultura Popular
04/08/2024 | 12:00 | 31
O palco Cultura Popular recebeu, neste sábado (3), a nau catarineta Barca de Santa Marina e o grupo de cultura popular Boi de Reis Estrela do Norte. Neste domingo (4), véspera do aniversário da cidade, sobem ao mesmo palco Vó Mera e suas Netinhas, e o Babau Joaquim Guedes, do Mestre Vavau, a partir das 17h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que é muito importante para todos da Prefeitura de João Pessoa marcar esse momento das culturas populares durante a Festa das Neves. Ele observou que a própria festa é uma tradição cultural de perfil popular religioso. Então, há três anos, a Funjope faz a festa com essa linha de incluir as culturas populares e a literatura de cordel no ambiente festivo do Parque Solon de Lucena.
“Temos feito esse trabalho com as culturas populares em todos os nossos grandes eventos. No Carnaval, nós incorporamos diversas culturas populares, também no São João e agora na Festa das Neves porque entendemos a contribuição da cultura popular na história, na memória e na vida da cidade de João Pessoa. Comemoramos os 439 anos celebrando todas as nossas culturas”, afirmou.
A Mestra Lia, da Barca Santa Marina, explicou que o grupo conta a história dos navegantes portugueses e espanhóis que vieram para descobrir as Índias e acabaram no Brasil. “Sofreram muito. Cada marujo tem uma história, uma música e um verso. Tem também o mestre, – contramestre, o capitão, o piloto, o marujo, o capelão. São muitos personagens”, contou.
Circo – A Festa das Neves tem cultura popular, tem parque, diversão e tem circo sim, senhor. “O circo é a mãe de todas as artes e não poderia faltar numa festa popular. Graças à Prefeitura, através da Funjope, que reconhece a cultura circense aqui em João Pessoa, ficamos muito felizes em fazer parte dessa festa”, declarou Cícero Oliveira de Souza, mais conhecido como Careca ou Palhaço Reco Reco.
O malabarismo é um dos focos das apresentações para quem nunca teve contato com o circo. “Infelizmente, ainda tem muita gente que nunca foi ao circo. É muito bom ver as pessoas interagindo com os palhaços, malabaristas. Isso é muito positivo para a cultura circense. O circo tem um público gigante. Onde o circo está há alegria e festa, e nós ficamos muito felizes com isso”, complementou Cícero de Souza.
Público – A psicóloga Cândida Nascimento foi só elogios à apresentação das culturas populares. “Sempre gostei muito da Festa das Neves. Vinha desde criança e hoje trouxe meu filho pela primeira vez. Para mim, a cultura popular é uma paixão, sempre gostei de estudar, de assistir e participar. Estou gostando de retornar a essa festa, depois de muitos anos sem vir, e trazer meu filho que também está encantado”, elogiou.
“Eu acho interessantíssimo a cultura popular, resgate da tradição, da nossa cultura. É fantástico e parei aqui justamente para poder observar. Não é uma apresentação que a gente vê sempre e eu acho muito bonito a viola, esse estilo musical, a dança”, emendou Manuel Machado.
A cuidadora de idosos Marta Fernandes também elogiou a apresentação. “É uma programação diferenciada e muito boa. Amei”, resumiu.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
funjope -
Tags
cultura Festa das Neves funjope lagoa palco parque popular solon de lucena