Segurança e fiscalização

Protocolos da Prefeitura de João Pessoa possibilitam trabalho de 4.600 feirantes durante pandemia

25/08/2020 | 14:27 | 729

Nesta terça-feira (25), é comemorado o Dia do Feirante e, graças aos protocolos de segurança e fiscalização adotados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a categoria está conseguindo trabalhar durante a pandemia da covid-19. Na Capital, são mais de 4.600 feirantes distribuídos em 18 mercados, três feiras livres e a tradicional feira da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo.

Desde o início da pandemia, a PMJP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), disciplinou uma série de medidas de prevenção à covid-19 nesses locais. Entre as ações, estão as instalações de pias portáteis, distribuição de máscaras, orientação aos consumidores e feirantes, reordenamento das bancas de feiras (garantindo o distanciamento social), fiscalização do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, além da testagem de covid-19, realizada em todos os feirantes que comercializam nas feiras livres da cidade, antes da retomada da atividade.

“É um esforço coletivo de toda a Sedurb para que as regras de ouro sejam cumpridas nesses espaços. Sabemos da importância da profissão dos feirantes para a nossa economia. É por meio do trabalho deles que chega o alimento de qualidade à nossa mesa e, por isso mesmo, tivemos tanto cuidado em adotar esses protocolos de segurança nos mercados e feiras livres. Felizmente, a população já está ciente dos cuidados que precisa ter para frequentar esses locais, bem como os próprios feirantes estão seguindo à risca todas as recomendações”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Funcionamento– As equipes da Sedurb estão distribuídas em todos os mercados e feiras livres da cidade, orientando a população e feirantes, garantindo o cumprimento dos protocolos de saúde. Confira o funcionamento dos mercados e feiras livres:

MERCADOS PÚBLICOS
Mercados PúblicosEndereçoBairroHorário de Funcionamento
Alto Do Mateus Rua Luiz de França Pereira, s/nAlto MateusDe segunda-feira a sábado das 07h às 17h. Domingo 07h às 14h.
Bairro Dos EstadosRua Joaquim Pires Ferreira, s/nIpêsSegunda á sexta-feira das 06h às 18h. Sábado até as 19h e domingo até as 12h.
BessaRua Washington Luiz, s/nBessaBoxes: de segunda-feira a sábado das 07h às 16h. Feira: aos sábados 05h30min.  às 13h.
Castelo BrancoAvenida Pres. Castelo Branco, s/nCastelo BrancoDe segunda-feira a sábado das 06h às 19h. Domingo das 06h às 13h30min.
CentralRua Dom Pedro II, s/nCentroDe segunda-feira a sábado das 05h30min. às 18h.
Cruz Das ArmasAvenida Cruz das Armas, s/nCruz das ArmasDe segunda-feira a sábado 06h às 18h. Domingo das 06h às 13h.
GeiselRua Dep. Petrônio Figueiredo, s/nGeiselDe segunda-feira a domingo das 06h às 18h.
JaguaribeRua Generino Maciel, s/nJaguaribeDe segunda-feira a domingo das 07h às 15h.
Jardim VenezaRua Jose Miranda do Amaral, s/nJardim VenezaDe segunda-feira a domingo das 07h às 17h.
MangabeiraAv. Josefa Taveira, s/nMangabeira IIDe segunda-feira a sábado das 06h às 17h30min. Domingos e feriados das 06h às 12h.
MiramarRua Tito Silva, s/nMiramarDe segunda á sábado das 6h às 18h, e domingo até as 13h.
OitizeiroAvenida Cruz das Armas, s/nFuncionarios IDe segunda-feira a domingo das 05h às 17h.
PeixeAv. Almirante Tamandaré, s/nTambaúDe segunda-feira a domingo 06h às 16h.
RangelRua Dois de Fevereiro, s/nRangelDe segunda-feira das 05h às 13h. De terça-feira a domingo das 05h às 17h.
TambaúAvenida Rui Carneiro, s/nTambaúDe segunda-feira a sábado das 06h, às 19h e domingo das 06h às 13h.
Tancredo NevesRua Severino Viana de Lima, s/nFuncionarios IIDe segunda-feira a sábado das 07h às 17h.
TorreRua Barão de Mamanguape, s/nTorreDe segunda-feira a sábado das 05h às 17h. Domingo 06h às 14h.
ValentinaRua Mariângela De Lucena Peixoto, s/nValentinaSegunda- feira das 06h às 14h.  Terça-feira a sábado das 06 às 17h. Domingo e feriados das 06h às 13h.
CECAFAvenida Hilton Souto Maior, s/nJosé AméricoQuintas e sábados, das 5h às 13h30min.
Feiras livres
Feira Livre do GrotãoRua Expedito Belmiro dos Santos, s/nGrotãoSábado e domingo das 06h às 17h.
Feira Livre Mangabeira VIIIRua Maria Régia Martins, s/nMangabeira VIIIAos sábados das 07h às 12h.
JaguaribeRua Generino Maciel, s/nJaguaribeQuarta-feira 05h às 22h.
Feira de Mangabeira (Boião)Rua Josefa Taveira, s/nMangabeiraDe segunda-feira a sábado 07h às 17h. Domingo das 07h as 13h.