Incentivo à cultura
Projetos de dança e literatura movimentam a Casa da Pólvora neste sábado
31/03/2023 | 15:30 | 810
A Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope), vai apresentar projetos com o objetivo de valorizar os artistas locais e viabilizar o acesso à arte e a cultura. O evento na Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital, será neste sábado (1º), a partir das 14h30.
Na programação, a artista Rebeca Maria apresenta o espetáculo de dança ‘Urban Dance Day’. Já a atriz Aymê Vasconcelos e a poetisa Jeovânia P. encenarão a literatura através da obra ‘Na estrada da poesia’.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a entidade promove edital de ocupação da Casa da Pólvora e que valoriza as experiências criativas dos artistas. O gestor lembrou que começou a ser feito desde o ano passado e se repete em 2023.
“A gente acredita na força e na expressividade dos nossos artistas. E também por ter uma política de estímulo e valorização em todas as áreas da cultura e da arte, em todas as linguagens. A Casa da Pólvora é um ambiente muito favorável a essas experimentações artísticas. Na Casa da Pólvora, por exemplo, realizamos sistemática e periodicamente exposições de artes plásticas, oficinas, performance de literatura, de teatro, de dança, shows musicais. A gente está com essa política de estruturação e valorização da cultura e da arte de João Pessoa”, afirmou Marcus Alves.
Sobre as apresentações:
‘Urban Dance Day’ – É considerada uma extensão artística da cultura hip hop. Embora originada em um cenário negativo de pobreza e conflitos socioeconômicos, representa a liberdade de aprender, crescer e evoluir positivamente como pessoa através da dança que permite o autoconhecimento e as diferentes possibilidades de obter autoconfiança, discernimento e habilidades sociais pela disciplina do movimento.
‘Na estrada da poesia’ – A atriz Aymê Vasconcelos e Jeovânia P. estarão juntas encenando a obra composta por 13 poemas do livro de Jeovânia. Ela faz um apanhado da construção da poesia em sua vida, que escritos desde a infância. Juntas, elas buscam sensibilizar o público com a literatura feminina e fomentar o processo da leitura junto à população.
-
Texto: Annaline Araújo
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo-Secom-JP (Alessandro Potter) / Divulgação/Assessoria -
Secretarias
funjope -
Tags
casa da pólvora cultura funjope literatrura teatro