Participação Popular

Projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ realiza diálogos com alunos da Rede Municipal de Ensino

20/07/2023 | 12:00 | 469

A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou uma série de visitas na Rede Municipal de Ensino que acontecem dentro do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’. As visitas foram realizadas durante esta semana em escolas das 14 Regiões da Participação Popular.

As equipes da SEPP e Sedec estão conversando com os alunos das escolas para que eles mesmos escolham os temas que devem ser debatidos e aprofundados durante a realização do projeto, que consiste em trabalhar a formação e protagonismo do estudante. Assuntos como racismo, cultura de paz, protagonismo juvenil estão entre os mais escolhidos pelos alunos.

A proposta é que, a partir do mês de setembro, sejam feitas palestras e rodas de conversa sobre os temas escolhidos em diversas escolas da Rede Municipal. De acordo com o secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, o projeto é mais uma ferramenta voltada para despertar, desde cedo, noções e práticas de cidadania.

“Pensando em levar cidadania e estímulo à participação popular às escolas de João Pessoa, nós criamos o projeto para estar executando esse trabalho junto aos estudantes para que elas possam ter noção de seus direitos e deveres. O ‘Você Prefeito nas Escolas’ é um importante instrumento que se soma a outras ações da Prefeitura que estão prestes a colocar nosso prefeito Cícero Lucena com o selo ‘Prefeito Amigo da Criança’”, afirmou Thiago Diniz.

Para Bruno Alexandre Chaves, chefe de Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil da Sedec, ao colocar o aluno como ponto principal, o projeto já afirma o compromisso que as secretarias têm com o futuro dos alunos.

“O projeto tem grande relevância no processo de formação cidadã dos estudantes. O fato de ser desenhado a partir da escuta dos alunos é o reconhecimento do protagonismo que os alunos podem ter ao opinar suas temáticas dentro de suas vivências e nos territórios onde estão inseridos”, disse Bruno.