Saúde

Projeto Regulação Itinerante já autorizou mais de 1,1 mil procedimentos

08/02/2022 | 09:30 | 1149

O Projeto Regulação Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo dar mais agilidade à marcação de consultas, exames e outros procedimentos de saúde. Desde que começou, em 25 de janeiro, já foram autorizados 1.121 procedimentos, apenas na primeira etapa. A segunda etapa tem início no próximo dia 10 de fevereiro e a previsão é autorizar mais 700 outros procedimentos.

Com o projeto, a equipe da Central de Regulação do Município vai até a Unidade de Saúde para fazer a entrega da autorização dos procedimentos, consultas e exames diretamente com o paciente. “Estamos autorizando todos os procedimentos com demanda reprimida que estão inseridos no Sistema do Ministério da Saúde desde 2020, seja uma consulta com especialista até um exame ou procedimento de média e alta complexidade, como uma ressonância ou tomografia”, explicou a diretora de Regulação, Ana Giovana Medeiros.

De acordo com a diretoria de Regulação, as maiores demandas atendidas pelo Projeto são marcações de exames de imagem, como ultrassonografias, ecocardiogramas e tomografias e, as consultas com médicos especialistas como angiologista, reumatologista, urologia, psiquiatria e ginecologia.

Para Ana Giovana mesmo com pouco tempo de projeto já é possível fazer uma leitura positiva com alto grau de satisfação do usuário. “Com nosso Projeto esperamos reduzir o absenteísmo e potencializar a assistência, com cuidado efetivo. No final de 2022 só teremos procedimentos de 2022 no sistema e isso é um diferencial, tanto para planejamento, quanto para uma real avaliação da assistência”, destacou a diretora de Regulação.

Para a segunda etapa do Projeto, serão atendidas unidades dos cinco Distritos Sanitários. Confirma o cronograma:

10/02 – USF Colibris II – Distrito Sanitário III

15/02 – USF Alto do Céu II – Distrito Sanitário IV

17/02 – USF Novais VI – Distrito Sanitário I

22/02 – USF Cuiá – Distrito Sanitário II

24/02 – USF Cidade Recreio – Distrito Sanitário V

Serviço – A Central de Regulação Municipal é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da Rede Municipal de Saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades. Apenas em janeiro deste ano, foram autorizados 54.706 procedimentos.

Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende, por meio de pactuação, os outros 222 municípios da Paraíba.

A porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das Equipes de Saúde da Família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.

Pular para o conteúdo