Reconhecimento
Projeto da rede municipal de ensino “Boião Literário” será apresentado em Natal
23/10/2018 | 14:57 | 2158
O Projeto Boião Literário, idealizado e realizado pela professora Kiara Cavalcante da Silva, vem mudando a relação entre as crianças e os livros, mesmo antes do letramento, no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Renato Lucena Nóbrega. O projeto chegou a ser classificado na etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), e será apresentado no XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil que acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 em Natal.
O projeto consiste em colocar crianças em piscinas plásticas e deixar vários livros à disposição. A professora Kiara Cavalcante explica que o objetivo é despertar o interesse das crianças pelos livros por meio da exploração do objeto. “Nesse contato, é trabalhada a psicomotricidade, a oralidade e a atenção, além da independência”, detalha.
As crianças ficam à vontade para entrar e sair da piscina ou “boião” quando quiserem, e desenvolvem vários tipos de relação com os livros. Enquanto alguns apenas brincam com o objeto, outros criam suas próprias histórias inspiradas pelas ilustrações ou pedem aos professores que leiam. Atualmente 24 crianças participam do projeto.
Premiação – O Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
-
Texto: Secom-JP
Edição: secom
Fotografia: Dayse Euzébio -
Secretarias
sedec -
Tags
Boião Literário Crei Renato Lucena projeto premiado