Ação Educativa

Projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’ lança canal no YouTube para debater a violência contra mulher

07/08/2020 | 12:24 | 1274

Em comemoração aos 14 anos da Lei Maria da Penha, o projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, lançou nesta sexta-feira (07) o canal no YouTube “Conexão Maria da Penha”, um novo espaço para interagir com estudantes e professores de forma online. Novos vídeos serão lançados toda sexta-feira, com o intuito de discutir a temática da violência contra mulher e como devemos combate-la.

O projeto, que é feito em parceria com a Secretaria de Educação do Município, tem caráter preventivo e está há três anos visitando escolas de João Pessoa. Contudo, no momento, as visitas estão suspensas por conta da pandemia. Porém, com o aumento da violência doméstica na pandemia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança pública, a Secretaria resolveu retomar o projeto, pela internet. “Com o canal podemos continuar nosso trabalho de sensibilização dos nossos estudantes e suas famílias, mostrando para eles que continuamos aqui para o que precisar e ampliar ainda mais nosso discurso para outras pessoas”, explicou Ana Paula Brito, coordenadora de Educação Inclusiva.

Por meio do projeto, que além de promover conversas, também distribui materiais educativos nas escolas, muitos jovens têm procurado ajuda com professores e psicólogos e apoiado suas mães, que criam coragem para procurar os serviços oferecidos pela Prefeitura, para sair da situação de violência.

Serviços – Os serviços oferecidos pela Secretaria das Mulheres continuam funcionando normalmente neste período de pandemia. O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, onde as mulheres são acolhidas por uma equipe multidisciplinar, que as ajudam no processo para que saiam do ciclo de violência, fica no Centro de João Pessoa e o telefone é 0800 283 3883. A Ronda Maria da Penha, voltada para aquelas mulheres que possuem medida protetiva, continua com seu trabalho de monitoramento e qualquer dúvida pode ser tirada através do telefone 3214 1759.

Denúncia– Para denunciar alguma situação de violência contra mulher, o telefone é o 180 e não é necessário se identificar. Se você estiver presenciando ou ouvindo alguma situação de violência imediata, deve ligar para polícia no 190, também sem identificação.