Saúde em movimento
Projeto João Pessoa Vida Saudável reúne usuários do programa em noite dançante
05/11/2018 | 16:39 | 2217
Com objetivo trabalhar a promoção da saúde e qualidade de vida aos usuários, o Projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) proporciona momentos de lazer e integração social à população, além de potencializar os espaços públicos da Capital. Com essa perspectiva, os usuários do Programa participaram da ‘Discoteca João Pessoa Vida Saudável’ que comemora 11 anos e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre profissionais e usuários do serviço. O evento aconteceu na última quinta-feira (1º), no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco.
O evento contou com a presença de 38 educadores físicos do projeto, que é realizado por meio das Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Saúde (SMS). Houve apresentação de danças dos anos 60, com a participação dos professores e usuários do projeto.
“O projeto dançante visa a confraternização entre os usuários do serviço e professores da rede de assistência”, explicou a educadora física e coordenadora do projeto, Ellen Correia. “A programação contou com usuários de toda a rede de assistência, das praças e das Academias da Saúde, com apresentação cultural e desfile dos próprios usuários. Foi mais uma oportunidade de cuidar da saúde com muita diversão envolvida”, completou.
O projeto – O João Pessoa Vida Saudável tem o intuito de requalificar os espaços públicos de lazer para ampliação dos locais de atuação do projeto. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e de segunda a quinta, das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.
A iniciativa visa orientar a população na construção de modos de vida saudáveis, ampliando o acesso de políticas públicas de promoção da saúde, como, também, potencializando os espaços públicos de lazer para o enfrentamento da violência urbana ao seu redor, a fim de fortalecer a participação social do cidadão.
Como participar – Desenvolvido desde 2007, o João Pessoa Vida Saudável beneficia mais cinco mil pessoas na Capital. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.
Você pode conferir os locais onde acontece o projeto através do link: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/
Academias da Saúde – Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com educadores físicos do JPVS e outros profissionais de educação física e psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
A estrutura das Academias da Saúde conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.
As Academias funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h e é aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o Cartão SUS e a liberação do médico, caso tenha alguma lesão. As atividades do JPVS nas Academias de Saúde acontecem das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.
-
Texto: Secom-JP
Edição: secom
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sejer saude -
Tags
joão pessoa vida saudável noite dançante saúde SMS