Arte e Cultura

Projeto Integrart encerra primeiro ciclo de aprendizagem em evento na Estação das Artes

19/06/2019 | 19:47 | 1777

Com o intuito de celebrar o encerramento do primeiro ciclo de aprendizagem, o Projeto Integrart, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), realizou na tarde desta quarta-feira (19), no auditório da Estação das Artes, um evento em homenagem ao centenário de nascimento do artista paraibano Jackson do Pandeiro.

Na ocasião, alunos das Escolas Luiz Vaz de Camões, Índio Piragibe e Zumbi dos Palmares fizeram apresentações de violão, dança e percussão, além de demonstrações de técnicas de ilusionismo e habilidades. Canções como “O canto da Ema”, “Sebastiana”, e outras grandes letras conhecidas da cultura nordestina foram cantadas com muito fervor e alegria pelos alunos, professores, diretores e espectadores presentes no auditório.

Thiago Lopes, idealizador do projeto, falou sobre a importância dos alunos se inserirem neste contexto de cultura, aprendizagem e valorização da cultura do Nordeste. “Jackson do Pandeiro tem uma grande influência na cultura nordestina por ter sido um artista que conseguiu, em suas canções, fazer uma grande fusão de ritmos, e aqui no Brasil, isso era algo inédito: trabalhar um ritmo como Jackson trabalhava, na simplicidade e da forma como ele fazia”, disse Thiago.

Os alunos puderam ressaltar, durante as apresentações de violão, canto e dança, o quanto os artistas paraibanos e nordestinos contribuíram, ao longo da história, para a música brasileira.

“É incrível como os alunos conseguiram aprender coisas tão bonitas, como tocar violão, em tão pouco tempo. É um trabalho belíssimo”, declarou Sayonara Brasil, artista plástica, presente na apresentação.

Ao final do evento, já no terraço da Estação das Artes, o público presente pôde acompanhar a apresentação do grupo de percussão do Projeto Integrart, e todos os presentes no local participaram de uma roda de ciranda, comandada pelo grupo.

O projeto – O “Integrart” atende, inicialmente, 180 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Municipal. O projeto trabalha a cultura e a arte de forma integrada, inserindo segmentos que fortalecem a comunicação, a compreensão, a relação interpessoal, o raciocínio e a autonomia do indivíduo. O Integrart tem como principal eixo a defesa da interdisciplinaridade através das atividades ofertadas.