Segurança e cidadania

Projeto Guarda Mirim de João Pessoa é retomado

10/08/2022 | 09:30 | 1245

O Projeto Guarda Mirim de João Pessoa que estava desativado desde o início da pandemia, foi retomado na Capital, as atividades foram iniciadas na tarde dessa terça-feira (9) na Escola Municipal Frutuoso Barbosa, no bairro da Ilha do Bispo, escola que sediará o projeto. Serão beneficiadas 30 crianças da Rede Municipal de Ensino, com idade entre 8 e 12 anos, que participarão de encontros semanais para receberem a formação da Guarda Civil.

“É de uma satisfação enorme retomar um projeto como este, além de realizar a aproximação da Guarda Civil com as crianças, criando um vínculo de amizade, solidariedade e respeito. O Projeto Guarda Mirim visa incentivar a estas crianças e suas famílias a adotarem atitudes favoráveis ao desenvolvimento de uma cultura de paz e à educação moral e cívica. Ajudar no desenvolvimento da personalidade, através do ensino, possibilita que seja mostrado aos participantes que existem caminhos melhores a seguir, na qual a paz, o estudo, a amizade, o respeito, a honestidade, a solidariedade, o trabalho e o ato de brincar devem ser resgatados e valorizados” disse João Almeida, secretário da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb)

Os alunos da Escola Frutuoso Barbosa ainda contaram com a apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda, onde as crianças assistiram a peça ‘As aventuras de Juninho, uma Tarde na Bica’. Elas puderam aprofundar seus conhecimentos em ordenamento público entre outros assuntos. Durante a apresentação os alunos pediam para levantar e abraçar os Bonecos da Guarda, que também se fizeram presente.

As crianças e adolescentes assistidas passarão por oficinas de ordem unida, atividade física, judô, educação moral e cívica, higiene pessoal, noções de primeiros socorros e de combate a incêndio, orientação escolar, atividades artísticas, educação inclusiva, noções sobre os direitos e deveres, entre eles os instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), noções de educação para o trânsito, noções de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente, além de promover a inclusão social ao lazer e a cultura.

“Cada criança participante fará parte da ‘Família Guarda Mirim’ e se tornará multiplicadora da cultura de paz e com perspectivas de um futuro melhor para si, para sua família e para a comunidade onde vive, pois o respeito, a dignidade e a cidadania serão norteadores da sua vida” completou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Guarda Mirim – O objetivo principal desta ação social é atender o princípio de que a função da Guarda é preventiva, comunitária e de promoção dos direitos humanos, considerando a missão de prevenção à violência. No ano de 2014 foi instituído o Projeto Guarda Mirim de João Pessoa que busca a formação de crianças e adolescentes, selecionadas, em condição de voluntariado e gratuitamente, para participarem de atividades lúdicas voltadas a sua formação cívico social, por apresentarem alto índice de vulnerabilidade.