Integração

Projeto ‘Esporte Sem Limites’ celebra seis meses de inclusão e desenvolvimento

19/09/2024 | 11:00 | 54

Através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), a Prefeitura de João Pessoa comemora os seis meses do projeto ‘Esporte Sem Limites’, onde celebra um impacto positivo na vida de 100 crianças e adolescentes com deficiência física e mental. A iniciativa, que busca proporcionar momentos de integração, diversão e desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, tem sido um ponto de referência para promover a inclusão através do desporto.

Segundo o secretário de Esportes, Kaio Márcio, a Prefeitura tem tido um olhar constante, inclusivo e mais humano também no paradesporto. “Funcionamos nas terças e quintas-feiras, em dois períodos, no Ginásio Ivan Cantisani, no bairro de Tambiá. O projeto tem gerado diferentes oportunidades, inclusive, de uma inclusão esportiva e social na vida dos alunos”, explicou.

O programa, destinado a jovens e adultos com diversas limitações, oferece atividades que vão desde os esportes adaptados até jogos que estimulam a coordenação e o trabalho em equipe, e hoje é contemplado por oito entidades envolvidas no desenvolvimento. “Nosso principal objetivo foi criar um ambiente onde todos possam participar, sem barreiras, onde se desenvolvem física e emocionalmente”, comentou Ana Cristina, membro da Associação Pestalozzi da Paraíba.

Além dos benefícios para a saúde física, o ‘Esporte Sem Limites’ tem ajudado a fortalecer o lado emocional dos participantes. Thaís, de 14 anos, tem Síndrome de Down e participa há três meses. “Desde que passamos a frequentar esse ambiente, ela melhorou bastante. É possível enxergar melhorias, principalmente no desenvolvimento psicomotor dela”, comentou Maria Lucelina, mãe da aluna.

Através das atividades semanais, os monitores e professores especializados incentivam os participantes a explorar os limites de forma segura e divertida, respeitando o ritmo individual de cada um. A integração social tem sido uma das grandes conquistas, proporcionando momentos de verdadeira união entre participantes, famílias e voluntários.

Entidades participantes:

Instituto de Cegos da Paraíba

Associação Pestalozzi da Paraíba

Associação de Surdos de João Pessoa

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Prefeitura)

Centro Helena Holanda

Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – Funad

Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE

Os programas da Prefeitura de João Pessoa atendem a mais 3.600 crianças com necessidades especiais nas escolas com cuidadores, além de outros diversos projetos.

Pular para o conteúdo