Educação

Projeto ‘Escola de Gente Grande’ mantém inscrições abertas

19/07/2024 | 07:30 | 16

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), mantém abertas as inscrições do projeto ‘Escola de Gente Grande’, para jovens, adultos e idosos que queiram estudar. O projeto está em vigor há três anos e surgiu com a proposta de criar novas oportunidades para pessoas iniciarem ou retomarem os estudos. Para os interessados em fazer a matrícula, basta ligar para (83) 98837-9058 para obter mais informações.

“Têm vagas para todas as turmas. Podemos dizer sem medo que podemos atender a quem tiver interesse em estudar. Seja nos espaços não formais ou nas escolas”, destaca a coordenadora do projeto, Socorro Diniz. Ela explica que os alunos tiveram um recesso nas aulas em decorrência do período de São João. “As aulas foram retomadas no dia 1º de julho, mas os estudantes ainda podem fazer as inscrições e se integrar normalmente ao projeto”.

Segundo ela, a Secretaria de Educação disponibiliza os professores e o kit de material didático. As aulas atendem aos estudantes durante o ano letivo, dos ciclos de aprendizagem da Alfabetização ao Ciclo IV. As aulas são ministradas nas sedes de dois Centros de Referência em Cidadania (CRCs) localizados nos bairros Mangabeira e Saturnino de Brito. Em média, o projeto abriga 20 alunos por sala.

“Atualmente, no projeto ‘Escola de Gente Grande’ tem cerca de 300 estudantes. Temos 46 escolas com EJA (Educação para Jovens e Adultos) com cerca de 6.000 estudantes. Também temos o Projeto de Alfabetização do Programa Educador Social Voluntário com cerca de 320 matriculados”, detalha.

Parceria com a Sedes – Socorro Diniz explica, ainda, que o projeto conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que disponibiliza as salas de aula nos Centros de Referência em Cidadania (CRCs). Por meio da Sedes também são firmadas parcerias com instituições da sociedade civil, como associações e igrejas. Em geral, essas instituições já trabalham com ações sociais voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. 

Socorro Diniz ressalta ainda, que a educação é importante para vida das pessoas porque ajuda a desenvolver a autonomia e possibilidades de outros voos sociais no que diz respeito a melhores empregos, estudos e até a compreensão de se acessar outras políticas públicas. “Para quem tem interesse as vagas continuam abertas. Lembrar que estudar amplia os horizontes e a maneira de interpretar a vida, podendo ser fundamental para conseguir uma qualidade de vida melhor para o estudante e sua família”.

Inscrições – A matrícula pode ser feita no local das aulas – nos Centros de Referência em Cidadania (CRCs) de Mangabeira e Saturnino de Brito ou em uma das escolas da Rede Municipal, 46 delas oferecem a EJA. Se for à escola, pode ser em dias úteis, manhã, tarde ou noite. “Preferencialmente à noite. Após a matrícula o estudante já vai assistir aula”, avisa Socorro Diniz.

Documentação – Os interessados devem levar os documentos básicos – RG, CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS e se tiver, o histórico escolar ou o documento de transferência.

Pular para o conteúdo