Acompanhamento assistencial

Projeto do Oswaldo Cruz inicia visitas multi à UTI 4 e Clínica Médica do Hospital Municipal Santa Isabel

08/03/2023 | 14:00 | 792

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina e que tem sede em São Paulo, iniciou esta semana as visitas ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), onde está sendo implantado o projeto de Reabilitação na Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, que beneficia pacientes desospitalizados, mas que necessitam ainda de cuidados.

As visitas, que ocorrem de forma online, feitas por videoconferência, acontecerão diariamente na Unidade de Terapia 4 (UTI 4) e na Clínica Médica (Enfermaria Santa Luzia). Na UTI 4 as visitas acontecem todos os dias, ao meio-dia, e na Clínica Médica nas terças-feiras. Na semana passada, uma equipe do Oswaldo Cruz esteve presencialmente no HMSI, para uma visita diagnóstica e nova apresentação do projeto. A próxima visita presencial está prevista para maio.

Os beneficiados são pacientes que foram transferidos para a Enfermaria Santa Luzia e que receberão alta hospitalar. Durante as visitas online, a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a equipe multiprofissional do Santa Isabel, que conta com um representante do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), analisam quando o paciente pode ir para o atendimento domiciliar.

No Hospital Santa Isabel, a equipe multiprofissional que participa da visita do Oswaldo Cruz é composta ainda por um coordenador médico, coordenador setorial, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro plantonista, médico plantonista e coordenadores de enfermagem.

Acompanhamento assistencial – Essas visitas acontecerão nos próximos seis meses, prazo de duração do projeto, que promoverá a implementação de um modelo de acompanhamento assistencial do paciente, desde o momento em que ele é admitido na unidade de terapia intensiva até a alta para atenção domiciliar, focando na reabilitação funcional; o fortalecimento do sistema único de saúde e articulação das redes; melhorias nos fluxos e processos internos; redução de complicações clínicas e tempo médio de permanência hospitalar através da reabilitação precoce e alta segura do paciente. Além disso, trabalhará na capacitação das equipes multiprofissionais, formando um time de alta performance.

A iniciativa acontece em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Pular para o conteúdo