Escola de Gente Grande
Projeto de Educação mantém matrículas abertas o ano inteiro para elevar o nível de escolaridade da população
26/11/2022 | 19:00 | 1303
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), está com matrículas abertas durante todo o ano para o projeto ‘Escola de Gente Grande’, com oferta de vagas para jovens, adultos e idosos. Neste projeto, os estudantes têm a oportunidade de elevar o nível de escolaridade e também de realizar um curso de qualificação profissional.
De acordo com Socorro Diniz, chefe da Divisão do EJA, outro diferencial do projeto é que essas turmas estão mais próximas das comunidades, já que as aulas acontecem em salas vinculadas a uma escola municipal atendendo aos estudantes em espaços não formais, por meio de parcerias estabelecidas com Instituições Não Governamentais e da Sociedade Civil.
“O projeto Escola de Gente Grande tem calendário e matrizes curriculares específicas e concluiu o primeiro ano de suas atividades. Agora, está com matrículas abertas para o seu segundo ano em diversos bairros de João Pessoa com vagas para atender a demanda de jovens, adultos e idosos desde o ciclo de alfabetização até o ciclo IV”, enfatizou Socorro Diniz.
Ela ressalta que as pessoas com mais de 15 anos e que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, ou que nunca frequentaram uma escola, podem ter acesso à Educação e a Qualificação Profissional por meio deste projeto. Os cursos ofertados para os ciclos iniciais são: Zelador de Prédio e Horticultor de Produtos Orgânicos. Já os ciclos finais compreendem os cursos de Cuidador de Idoso e Agente Comunitário de Saúde.
Matrículas – Para mais informações sobre as vagas e onde procurar as unidades mais próximas de suas residências, os interessados podem ligar para (83) 3218-9280. O telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, horário de expediente da Prefeitura de João Pessoa.
Importância – Para a professora do projeto, Eliana Calado, a ‘Escola de Gente Grande’ tem se mostrado uma oportunidade para muitas pessoas que estiveram afastadas dos estudos por motivos alheios a sua vontade de retomar o caminho da aprendizagem escolar.
“A sala de aula em locais informais, mais próximos da comunidade, tem uma marca de familiaridade que se revela importante para uma partilha do saber mais efetiva, principalmente, para este público que costuma passar o dia inteiro trabalhando e, à noite, procura continuar seus estudos. É uma forma também para os estudantes de se reunirem e se reconhecerem enquanto comunidade, então, vai muito além do mero conteúdo das disciplinas”, frisou.
Victor Pilato, também professor do projeto, disse que a ‘Escola de Gente Grande’, coordenado pela Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura, veio no momento oportuno e exato, onde os indicadores mostravam uma laguna educacional para esse alunado. Conforme explicou, ele tem uma visão e uma prática pedagógica diferenciada, indo até as localidades dos bairros de João Pessoa oferecendo a oportunidade de uma educação de qualidade em seu território e curso profissionalizante.
“Vejo o projeto como uma revolução. Mostra o olhar diferenciando da atual gestão da Capital para essa modalidade na Educação”, destacou, revelando que os alunos chegam pedindo o mais simples, que é aprender a ler e escrever até seguir e terminar o ensino fundamental, depois o médio até chegar a uma faculdade.
“Tem uma aluna que diz que ainda será assistente social e eu digo que ela será, pois sua força de vontade é maior que tudo e que eu estou na sala de aula para lhe oferecer todo o suporte necessário, seja da educação com o conhecimento ou com apoio moral, motivacional”, finalizou.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
sedec -
Tags
alfabetização educação escola de gente grande Inscrições matrículas