Participação Popular

Programa ‘Você Prefeito nas Escolas’ vai fomentar o protagonismo juvenil

16/03/2022 | 16:15 | 889

O programa ‘Você Prefeito nas Escolas’ foi lançado nesta quarta-feira (16) em solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e vai fomentar o protagonismo juvenil. O público-alvo é o de crianças e adolescentes estudantes do 5º ao 9º ano das escolas da rede municipal de ensino. Os alunos terão formações, participarão de oficinas e atividades lúdicas com estas temáticas.

Ruth Vitória, estudante da Escola Municipal João Paulo XXIII, resumiu bem sobre o que espera do programa: que todos os alunos sejam protagonistas e possam mudar a realidade a partir de suas próprias ações. “Nós sabemos que podemos e devemos fazer muito para mudar para melhor as nossas vidas e o futuro”, falou durante a abertura do evento, que contou com várias apresentações culturais.

O secretário municipal de Gestão Governamental, Diego Tavares, afirmou que a iniciativa dialoga com o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena de fazer com que a cidadania seja parte da vida de todos os moradores. “Quanto mais cedo essas crianças e adolescentes tiverem contato com os valores da cidadania, teremos cidadãos preparados para uma vida justa e humana”, disse Tavares.

Já o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, ressaltou que o programa vem com essa missão de fortalecer o protagonismo juvenil. “Estamos muito felizes com esse momento, de poder propiciar para nossos estudantes estas oportunidades. Eles serão multiplicadores de várias ações”, afirmou.

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet, não poupou elogios. “Esta iniciativa de trazer adolescentes para exercer a cidadania merece todos os nossos aplausos e nossa atenção. Será que daqui não vai sair um futuro prefeito ou prefeita da cidade? É assim que as coisas começam”, enfatizou.

Para a secretária executiva de Educação e Cultura (Sedec), Luciana Dias, o programa só vem a acrescentar às escolas públicas municipais. “Temos muito potencial. Temos crianças e adolescentes que já possuem esse protagonismo latente e nós estamos aqui para promover essa qualificação”, observou.

O programa – O ‘Você Prefeito nas Escolas’ é um programa realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).