Nesta quinta-feira
Programa João Pessoa Cidade Criativa e Labin participam de evento comemorativo ao Dia Nacional do Design
04/11/2020 | 17:51 | 1200
Nesta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional do Design e o Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco junto com o Laboratório de Inovação Cultural (Labin), celebram a data com o evento on-line intitulado “Artesanato com Design Arretado”, a partir das 19h. O evento é gratuito e não precisa fazer inscrição prévia. Basta apenas acessar a plataforma do Google Meet, por meio do link: meet.google.com/sek-bzvy-mxg e participar do debate com grandes representantes do mundo do design na atualidade.
A designer do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Camille Aquino, comentou que esse evento foi planejado para apresentar designers que fomentam o empreendedorismo, valores regionais, memória afetiva e artesanato através de criações únicas. “Pensamos nesta data especial reunir designers e profissionais que durante a pandemia reinventaram-se e com o design trouxeram novas possibilidades e novas perspectivas para o mercado e o artesanato”, disse Camille Aquino, que também é uma das participantes do evento.
Participam do evento nomes do design, artesanato, moda, cultura e empreendedorismo, a exemplo de Ronaldo Fraga, estilista brasileiro que além da marca própria, desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o Brasil, um dos ícones responsáveis pela elevação do projeto Sereias da Penha.
Contará com a participação do professor de design da Universidade Federal da Paraíba, Kleber Barros, Designer (UFCG), Mestre em Engenharia de Produção (UFRN) e Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Grenoble Alpes (Grenoble, França) com pesquisa focada nos estudos dos impactos ambientais da Impressão 3D.
O evento terá ainda a participação dos designers Eduardo Barroso (coordenador do programa Cidades Criativas em João Pessoa), Marco Aurélio, Mayrles Emille e Fábio Boca que falaram de suas experiências no mundo do design.
Ações na pandemia – Está é a sexta ação realizada pelo Programa João Pessoa Cidade Criativa do Artesanato durante a pandemia. Entre as ações deste ano, destacam-se:
- Participação no Seminário “Santos Criativa: Outros Olhares para Cidade”, em 23 de junho de 2020, em formato virtual.
- Debate no Dia Mundial do Design Industrial, 29 de junho de 2020, entre representantes das três cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas do Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), que reconheceu o valor e os benefícios do design nos produtos e serviços que tornam nossa vida mais fácil e eficiente.
- Pesquisa com os artesãos locais atendendo ao convite do Red Internacional para el Desarollo de la Artesanía (RIDA) e Defacto Red (Para la inovación de la artesanía), para desenvolver um Plano de Ação, no sentido de transformar a crise global em oportunidades locais para o setor do artesanato. A pesquisa descritiva foi realizada de forma quali-quanti, com amostragem de 71,94% dentro de um universo de 139 artesãos da cidade de João Pessoa (PB).
- Diálogo virtual sobre gastronomia e artesanato com o chef Onildo Rocha, dia 20 de julho de 2020, para outras Capitais da Rede.
- Reunião Virtual Cidades Criativas da América Latina e Caribe, no dia 3 de agosto de 2020.
João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria design, e Paraty (RJ), na gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.
No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de design industrial desde a década de setenta, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente. Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do país e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.
No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em gastronomia, Curitiba (PR) em design, Salvador (BA) em música e Santos (SP) no cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do artesanato e artes folclóricas, há também categorias de design, gastronomia, cinema, literaturas, artes midiáticas e música.
-
Texto: Adriana Crisanto
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
-
Tags
cidade criativa desigb dia labin Unesco