Transporte público

Programa Humanizar encerra 4ª edição voltada para pessoas com deficiência

27/12/2019 | 14:54 | 1361

Nesta sexta-feira (27), foram encerradas as atividades da 4ª edição do Programa Humanizar, que em 2019 apresentou o tema “Humanização Para o Transporte de Pessoas com Necessidades Especiais”. A cerimônia foi realizada na Estação das Artes e apresentou os resultados das relações entre operadores do transporte público e usuários, objetivando a melhora do serviço prestado.

No evento, houve a entrega dos certificados para os operadores, uma homenagem aos parceiros Sest/Senat, os consórcios Unitrans e Navegantes e uma apresentação da companhia de dança do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH), formada por pessoas que são assistidas pela instituição.

Foram mais de 800 operadores certificados, que tiveram aulas teóricas e conceitos sobre deficiência, tipologias, legislação e boas práticas. Além disso, os profissionais foram expostos à situação de acesso ao transporte coletivo em cadeiras de roda e com pesos nas pernas, simulando a dificuldade de locomoção.

“Com muita satisfação que eu estou aqui participando do encerramento desta 4ª edição do programa. E dando continuidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está preparando a cidade para as pessoas com intervenções e projetos que estão sendo implantados, a exemplo da requalificação da Beira-Rio, dando prioridade às pessoas, oferecendo calçadas padronizadas e acessibilidade para todos”, ressaltou o superintendente da mobilidade urbana, Adalberto Araújo.

Para o motorista da empresa Marcos da Silva, Paulo Gustavo da Silva, o criador do Love Bus, o projeto é muito importante para as pessoas com deficiência e que precisam do transporte coletivo para se locomover.

“O programa mostra a importância de se tratar bem as pessoas com deficiência e idosos, e espero participar das outras edições para enriquecer nossos conhecimentos. Somos serem humanos e todos iguais, espero sair daqui com outras atitudes com amor e mais respeito ao próximo”, falou emocionado.

De acordo com a psicóloga da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Sandra Araújo, uma das idealizadoras do projeto, junto com Maria de Fátima Araújo, chefe da Seção de Qualificação de Operadores do órgão, o tema foi definido baseado principalmente nas reclamações registradas pelos usuários do transporte coletivo.

“Tenho a certeza que depois desse treinamento os operadores saíram com pensamentos diferentes do que iniciaram, tocamos o coração de vocês. Agradecemos a todos os envolvidos que nos ajudaram a alcançar esse resultado positivo”, contou.

As aulas foram ministradas em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Ainda estiveram presentes no encerramento representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) e dos consórcios.

Programa– O Humanizar tem sido realizado desde o ano de 2016. Na primeira edição, o foco da iniciativa foi a motivação, relações interpessoais, comunicação e inteligência emocional dos quase dois mil motoristas, cobradores e despachantes. Os resultados da iniciativa foram reconhecidos no ano passado, com a vitória no prêmio “Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB).

Em 2017, o programa trabalhou a questão da liderança, dessa vez, atuando diretamente com 300 despachantes e chefes de tráfego das empresas de ônibus. Já em 2018, trouxe o tema “Motorista Amigo do Ciclista”, que teve como meta a criação de um melhor ambiente de compartilhamento das vias públicas entre os ônibus e os usuários de bicicletas.