Opera João Pessoa

Programa da Prefeitura melhora saúde de pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas

01/05/2022 | 13:00 | 911

O programa Opera João Pessoa já está mostrando bons resultados à população da Capital, com a realização de cirurgias eletivas para usuários da rede municipal de saúde que aguardavam pelos procedimentos há algum tempo. Ao todo, mais de 100 pacientes, adultos e pediátricos, já foram contemplados pela iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, em menos de um mês.

O prefeito Cícero Lucena comemora o sucesso do maior programa de cirurgias eletivas da Capital. “Com coragem e muito trabalho, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra e da competente equipe da Secretaria de Saúde, estamos atendendo a uma enorme demanda de cirurgias que foram represadas pelo descaso do passado e pela pandemia da Covid-19, que paralisou boa parte dos procedimentos. Estamos procurando melhorar a vida dessas pessoas que há anos esperavam por uma cirurgia”, afirmou.

Uma dessas pessoas é o consultor de vendas Alexandre Magno de Melo, 41 anos, que aguardava uma cirurgia de vesícula há quatro meses até que passou pelo procedimento no último dia 23 de abril. “Fui muito bem atendido por toda a equipe do Hospital Santa Isabel e agradeço a atenção de todos desde o acolhimento até o pós-cirúrgico. Os profissionais foram muito atenciosos e prestativos, tirando todas as minhas dúvidas. Recebi alta no dia seguinte à cirurgia e agora estou em processo de recuperação”, disse.

As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), para os pacientes adultos, e no Hospital Municipal do Valentina (HMV), para os pacientes pediátricos. A expectativa da Secretaria de Saúde de João Pessoa é realizar 1,5 mil procedimentos até o final do ano.

Opera JP – O programa Opera João Pessoa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. Na primeira fase do programa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um cadastro dos usuários da rede municipal que aguardavam por cirurgias eletivas.

Além das cirurgias, o programa já realizou 230 consultas em diversas especialidades, como cirurgia geral, cirurgia vascular, proctologia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica, cirurgia de mão e pequenas cirurgias. Um total de 150 pacientes estão em fase de pré-operatório com a realização de exames complementares que, assim como os procedimentos cirúrgicos, são realizados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Pular para o conteúdo