Praia de Tambaú

Programa Amigos da Praia realiza atividades de educação ambiental neste sábado

24/01/2025 | 13:30 | 131

A edição 2025 do programa Amigos da Praia começa neste sábado (25), na Praia de Tambaú, tendo como ponto de partida o Busto de Tamandaré. Os agentes ambientais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vão prestar orientações sobre o descarte adequado de resíduos e distribuir sacolinhas para o acondicionamento dos materiais consumidos durante a permanência nas praias. A novidade deste ano é a inclusão das praias de Barra de Gramame e Praia do Sol.

O lançamento da edição deste ano do programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), no Busto de Tamandaré, com a presença de secretários municipais, representantes da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), além de organizações não governamentais.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou a necessidade de preservação do meio ambiente para as gerações futuras “João Pessoa é uma das principais referências do turismo e temos que primar por esse atrativo natural, conscientizando todos a nos ajudar na preservação. Se o resíduo deixado na areia vai para o mar, antes de os agentes recolherem, vai prejudicar a fauna marinha. O animal não sabe diferenciar o que é alimento e vai ingerir aqueles resíduos”, comentou.

Segundo o gestor, a ampliação das praias a serem visitadas pela equipe, neste ano, é para contemplar um número ainda maior de pessoas e em áreas em que a visitação vem aumentando, como as praias de Barra de Gramame e Praia do Sol. A programação ainda inclui Cabo Branco, Bessa, Praia dos Seixas e Praia da Penha.

Participação da sociedade – O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, enfatizou a importância de chamar a atenção da sociedade para apoiar o programa. “Devemos nos unir para fazer uma transformação. O objetivo é que as pessoas possam já levar a sacolinha quando saírem de casa e vierem para a praia”, pontuou.

Durante as ações do programa, a Semam vai distribuir mudas de árvores nativas, fazer o plantio de coqueiros e ações de educação ambiental com a equipe de educadores do Parque Arruda Câmara (Bica). Ainda haverá exposição de animais taxidermizados.

A atração musical da Emlur, o grupo Baticumlata, se apresentou, chamando a atenção de quem passava pela orla. A pessoense Joana D’arc aproveitou o dia de folga para passear com a família e, ao ser abordada pela equipe de agentes ambientais, já mostrou a sacolinha que levou para guardar as embalagens de produtos depois de consumidos.

“Eu sempre trago uma sacolinha porque acho que é nosso papel preservar a natureza e também para dar o exemplo aos visitantes, ainda mais agora com o crescimento do turismo em João Pessoa”, comentou Joana. Ela ressaltou que as praias da Capital são limpas o ano todo, não só no verão.

Limpeza – De acordo com Ricardo Veloso, as ações de limpeza na Orla são permanentes e ampliadas durante o verão, justamente por conta do aumento de pessoas nas praias com a alta estação do turismo. “João Pessoa é referência em limpeza urbana e o pessoense é exigente neste quesito, o que impacta positivamente o turista, que vê o exemplo e pode fazer o mesmo”, relatou.

Os serviços de varrição na calçadinha e catação na faixa da areia são realizados 24 horas por dia, começando às 5h e encerrando às 4h20 do dia seguinte, diariamente. Já a coleta de resíduos sólidos é feita quatro vezes ao dia, na orla. Os agentes de limpeza recolhem os materiais depositados nos contentores.

Apoio – A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) também faz parte do programa Amigos da Praia, disponibilizando produtos que são resultado de oficina realizada com mulheres em vulnerabilidade social a partir de parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro em dois eixos importantes, o da sustentabilidade e o da economia solidária.

Os materiais que foram utilizados nos Jogos da Juventude João Pessoa 2024 foram reutilizados e se tornaram itens como bolsas, nécessaires e porta-garrafas. No curso, elas utilizaram apenas materiais sustentáveis, feitos de algodão, para que causasse menos impacto no meio ambiente. Os materiais estão expostos nos estandes do programa.

Na palma da mão – Quem passou pelas tendas do programa Amigos da Praia pôde conferir como funciona o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Por meio do canal de comunicação, a população pode solicitar todos os serviços disponíveis pela Prefeitura de João Pessoa, como de limpeza, saúde ou infraestrutura.

Programação

24/01 (sexta-feira ) – Abertura – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

25/01 (sábado) – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

26/01 (domingo) – Praia de Cabo Branco (Final da Av. Beira Rio) – 9h

01/02 (sábado) – Praia do Bessa (em frente ao Bessa Grill) – 9h

02/02 (domingo) – Praia de Barra de Gramame (faixa de areia) – 9h

08/02 (sábado) – Praia dos Seixas e Praia da Penha (área de estacionamento) – 9h

09/02 (domingo) – Praia do Sol (faixa de areia) – 9h

15/02 (sábado) – Encerramento – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

Pular para o conteúdo