Capacitação profissional

Programa Acessuas Trabalho entrega 68 certificados para concluintes do curso de MEI

31/08/2022 | 09:00 | 876

Sessenta e oito pessoas receberam um certificado do curso de Microempreendedor Individual (MEI) e estão aptas a iniciar o próprio negócio com mais autonomia e organização. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e a cerimônia de certificação aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Centro de Capacitação de Professores em João Pessoa (Cecapro), no bairro Miramar.

Os alunos participaram de quatro turmas do curso de MEI, que foi ministrado por profissionais do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), da Universidade Rural Federal de Pernambuco.

Uma das concluintes do curso foi Rayssa Karla, que atualmente tem sua loja de cosméticos, mas já vendia os produtos desde 2019 de maneira informal. “Eu queria entender um pouco sobre o que é ser MEI, por isso me inscrevi no curso. E junto a isso, surgiu a oportunidade de abrir a loja física, então tudo que eu ia aprendendo já ia tentando colocar em prática. Na parte financeira, de como gerir a parte de marketing, essas aulas foram como uma luz para mim. No meio do curso eu me tornei MEI, abri minha loja, e todo esse auxílio fez total diferença na minha vida empresarial, inclusive quero fazer outros cursos”, contou.

No evento, os alunos também receberam a notícia de que uma linha de crédito seria disponibilizada exclusivamente para eles, por meio de um edital que será lançado para quem estiver finalizando o curso tenham acesso a um microcrédito para investir nos seus negócios, com melhorias ou ampliações.

Ana Luísa Braz, Coordenadora Adjunta do programa Qualifica mais Progredir da CODAI, ressaltou a importância do acolhimento da Prefeitura e o que espera para esses alunos daqui para frente. “Com a parceria da Prefeitura foi possível juntar todos os alunos hoje aqui. A pandemia mudou muita coisa, até na forma de vender, e com o auxílio do curso esperamos que os alunos tenham se inspirado, aprendido algo novo, que mude a percepção sobre os seus negócios. Foi um curso curto, mas com muito a aprender. Os alunos podem não utilizar isso agora, mas daqui para frente eles vão poder aplicar o que foi apreendido em diversas situações”, comentou.

O Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, compartilhou com os alunos sua experiência como empreendedor e desejou sucesso nessa nova etapa. “Eu comecei a empreender desde muito cedo, com uma escola pequena, só para o ensino infantil. Hoje já temos 32 anos de história. Essa visão do empreender não existia naquela época, e hoje vocês tiveram a oportunidade de concluir um curso que aborda diversos assuntos que vão auxiliar nesse processo de montar o próprio negócio. Desejo boa sorte e muito sucesso”, falou.

Também estiveram presentes na cerimônia Ailton Júnior, representante da gestão governamental; Agadeilton Gomes, professor de gestão financeira do curso; e a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Kaline Guerra.

Curso de Microempreendedor individual – O curso é promovido em parceria com o programa ‘Qualifica Mais Progredir’, do Governo Federal. E reforça a importância da formalização profissional, orientando os alunos sobre o registro de Microempreendedores Individuais (MEI), e tem como produto final a elaboração de planos de negócio ou planos de aplicação de recursos, potencializando a interface com outras políticas públicas do Governo Federal.

O plano de aulas inclui aprender sobre a formalização de MEI controles financeiros; propaganda e marketing e como usar as redes sociais e ferramentas digitais para vender seu produto; atendimento ao cliente; melhoria de produtos e serviços; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo; além das orientações de acesso as linhas de crédito. O curso tem duração média de três meses com aulas de segunda a sexta-feira, com turmas nos turnos da tarde e noite.

Os interessados em participar das novas turmas podem entrar em contato com as equipes do Acessuas Trabalho pelo telefone 3214-3112, pelo e-mail acessuasjp@outlook.com, ou na sede do programa, na Rua Professor Sizenando Costa, 57, localizada no bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.