Qualificação profissional
Profissionais dos serviços socioassistenciais de João Pessoa participam de capacitações
05/05/2022 | 15:00 | 723
Profissionais dos serviços socioassistenciais de João Pessoa iniciaram, nesta quinta-feira (5), a programação de capacitações promovidas pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS) e da Coordenação da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Durante a manhã, os servidores participaram de uma formação continuada sobre a política de saúde mental, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
O psicólogo e coordenador de Saúde Mental do Município, Vinícius Suares de Oliveira, ministrou a capacitação e abordou temas voltados às linhas de cuidado e atenção às pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, que estão em situação de rua, as pessoas com transtornos mentais, e os transtornos mentais da infância e da adolescência. “A proposta da capacitação é pensar um pouco em como a gente pode ter uma Rede de Atenção Psicossocial, que oferta de fato esse cuidado e essa atenção para as pessoas que estão em sofrimento psíquico”, explicou.
Participam das formações os profissionais que atuam nos serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade. Aproximadamente 95 servidores participaram da capacitação. O processo de formação e capacitação desses profissionais acontece conforme orientações da Política Nacional de Assistência Social (PNAS)/2004, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente (PNEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Uma das profissionais que participou da capacitação foi a Raíssa Bezerra, assistente social e coordenadora da vigilância socioassistencial. “A formação continuada para os servidores é extremamente importante, pois permite o conhecimento sobre determinado assunto e a saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável”, comentou.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, João Corujinha, falou sobre a importância das formações e como os temas foram escolhidos. “Estamos sempre buscando a qualificação dos profissionais da assistência social, por isso iniciamos o processo de capacitação. Com temas trabalhados diariamente pela secretaria e escolhidos conforme necessidade e demandas apresentadas pelos profissionais, em fóruns de debates e reuniões de rede”, esclareceu.
Programação – Todas as formações acontecem no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), das 8h às 13h, durante todo o mês de maio.
10/05 – Formação continuada sobre os desafios da Intersetorialidade no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ministrada pela assistente social Jéssica Juliana, coordenadora do Programa Paraíba que Acolhe, especialista em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas e mestra em Serviço Social.
17/05 – Formação continuada sobre os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ministrada pela assistente social Katiana Cavalcante, coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade do município.
31/05 – Formação continuada sobre a Política Nacional para População em Situação de Rua, ministrada pela assistente social Joilma Santos, membro do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua).
-
Texto: Vitória Vieira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
cidadania-e-direitos-humanos sedhuc -
Tags
capacitação cidadania direitos humanos Profissionais qualificação SEDHUC suas