Educação permanente

Profissionais do Samu-JP são capacitados sobre Incidente com Múltiplas Vítimas

09/05/2024 | 15:30 | 78

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou uma palestra, nesta quinta-feira (9), para capacitar seus colaboradores sobre Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). A qualificação, que também já tinha sido feita no início desta semana, beneficiou um total de 60 profissionais.

Tendo como público-alvo os profissionais do Samu-JP, a temática da palestra foi ‘Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV): princípios e papéis dos profissionais’, abordando esse tipo de cenário para assim prover assistência a uma maior quantidade de vítimas. De acordo com a enfermeira e palestrante Tamyres Torres, o gerenciamento é iniciado já quando a ocorrência é registrada por ligação telefônica para o 192.

“Nas palestras, frisamos o papel de cada profissional que compõe a central de regulação e dos profissionais que são destinados ao atendimento no local, através de protocolos internacionais, do Ministério da Saúde e resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atualizados. No tocante aos princípios do atendimento a um IMV, exaltamos a necessidade da cadeia de comando e de comunicação para assim garantir triagem, tratamento e transporte. Ao final, apresentamos o método de triagem ‘Start’ e é explicado na prática a aplicação desse fluxograma de classificação”, explicou Tamyres.

Incidente com Múltiplas Vítimas – O IMV é caracterizado pelo desequilíbrio entre a quantidade de vítimas e os recursos materiais e humanos, disponíveis no momento do incidente. Mediante esse tipo de cenário, é de extrema importância um gerenciamento de recursos para que se tenha a melhor assistência a uma maior quantidade de vítimas viáveis.

Pular para o conteúdo