Segurança do paciente

Profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel participam de curso no Instituto do Albert Einstein

05/10/2023 | 11:00 | 586

Profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), vinculado à Rede Sentinela, participaram do curso ‘Qualidade e Segurança em Saúde com Simulação Realista’, em São Paulo, promovido pelo Instituto de Ensino do Hospital Israelista Albert Einstein em Parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).  

Durante 8 horas e meia, os profissionais do HMSI puderam vivenciar, na prática, questões envolvendo a cultura de segurança do paciente, com apresentação de vários estudos de casos, onde os profissionais tentavam construir, juntos, a resolução dos problemas apresentados.  

“Vivenciamos, na prática, situações do dia a dia dos Núcleos de Segurança dos Pacientes (NSPs). As simulações realísticas permitem uma imersão no problema e buscar alternativas simples e viáveis para garantir a segurança dos nossos pacientes e colaboradores. Voltamos cheios de ideias para trabalhar com os nossos funcionários e assim proporcionar melhorias para os nossos pacientes”, explicou a nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, que coordena o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Santa Isabel.  

Daniela foi uma das quatro profissionais do HMSI que participaram do curso, realizado na terça-feira (3). As outras participantes foram a médica Mariana Gama, coordenadora da UTI IV; a enfermeira Lenice Bernardo, que integra o NSP, e a enfermeira Leide Carvalho, que coordena a Gerência de Enfermagem do Santa Isabel.  

Metas de segurança do paciente – Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de Infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).    

Pular para o conteúdo