Capacitação

Profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel fazem treinamento de fixador de tubo orotraqueal

17/02/2023 | 10:30 | 941

Com o objetivo de capacitar cada vez mais os profissionais de saúde, garantindo treinamento mais eficiente e humanizado aos usuários da Rede Municipal de Saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, durante dois dias, um treinamento de fixação de tubo orotraqueal, que teve como público-alvo fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade hospitalar.

Durante o treinamento, dado pela enfermeira Lillyan Oliveira, foram abordadas as técnicas de fixação do tubo, ressaltando a importância do equipamento para os pacientes e também para os profissionais.

“O fixador de tubo orotraqueal traz uma melhora no conforto do paciente, em sentido da fixação do tubo. Ele reduz lesões na região da face e diminui o risco de extubação acidental. Então, é um ganho muito grande para os pacientes e para os profissionais de saúde também, por conta da manipulação do tubo, da higienização do paciente”, declarou.

A enfermeira Leide Carvalho, que coordena a Gerência de Enfermagem do HMSI, destacou a importância dos colaboradores dominarem o conhecimento sobre o fixador de tubo e sua importância.

“O treinamento do fixador de tubo é importantíssimo para que os profissionais do Hospital Santa Isabel tenham conhecimento técnico em relação ao uso do produto, para que eles coloquem de forma adequada, da forma correta. Os profissionais precisam estar capacitados. É um produto de fixação segura, garante melhor higienização e mais conforto para o paciente, pois protege, evitando que o paciente tenha uma lesão”, destacou, Leide Carvalho.

O treinamento foi realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva do hospital, as UTIs 2 e 4. Foram dois dias de treinamento, iniciado na quarta-feira (15) e encerrado na quinta-feira (16).

O Fixador para tubo destina-se à fixação segura de tubo endotraqueal em pacientes entubados.