Imunização infantil

Profissionais de saúde participam de treinamento para administração da vacina Pfizer em crianças de seis meses a 2 anos

11/11/2022 | 15:00 | 570

Chegou nesta sexta-feira (11), na Secretaria de Saúde de João Pessoa, o novo imunizante que pode prevenir contra Covid-19, da Pfizer-BioNTech, que poderá ser administrado em crianças de seis meses a dois anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Para garantir uma assistência qualificada a este grupo, os profissionais que atuam nas salas de vacina estão participando, nesta sexta, de um treinamento sobre as normas técnicas da fabricante e manuseio com o imunobiológico.

A autorização para vacinação deste novo grupo foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 3 anos, com o imunizante da Coronavac (Butantan).

O treinamento acontece de forma on-line, pelo Ministério da Saúde (MS), e presencial, na Central de Imunobiológico de João Pessoa – Rede de Frio. “A previsão é para iniciarmos a Campanha na próxima segunda-feira (14), no Mangabeira Shopping, apenas nos locais onde vacinamos pedestres. Com o quantitativo de doses recebidas e seguindo as recomendações e orientações, iniciaremos com as crianças que tenham alguma das comorbidades prescritas e determinadas na nota técnica, e à medida que cheguem novas doses, vamos ampliando para outros grupos”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura. 

Para este novo grupo, o esquema primário será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Documentação para crianças – No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade e este, ficará retido e arquivado no ato da vacina.

Comorbidades  – São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Disque vacina – No caso de dúvida, os usuários podem ligar para o Disque Vacina através dos números 98600-4815 e 98699-2917, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Pular para o conteúdo