Vigilância

Profissionais de Saúde discutem qualificação sobre Coronavírus

07/02/2020 | 16:56 | 1720

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica e profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) da qualificação sobre prevenção e assistência frente a casos suspeitos do Coronavírus. A qualificação aconteceu no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) e Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRMPB) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na última quarta-feira (5), a Vigilância Epidemiológica (Viep) também tinha realizado qualificações com profissionais que atuam em Unidades Hospitalares de internação e serviços ambulatoriais, da rede privadas e empresas que atuam com transporte de pacientes, e serviços que ofertam atendimento domiciliar.

“No que diz respeito ao quadro epidemiológico, estamos num período a qual devemos ficar em alerta e preparados para obter uma captação precoce de casos suspeitos, garantindo a segurança da população e dos profissionais dos serviços, portanto, temos dialogado e qualificado toda rede assistência, seja ela porta de urgência e emergência, unidades hospitalares públicas e privadas ou os serviços de Atenção Básica”, disse o gerente de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Daniel Batista.

A qualificação conta com a apresentação do fluxo definido em Comissão envolvendo gestores e profissionais de vigilância e assistência do Estado, do município de João Pessoa e Governo Federal, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

“Temos discutido os protocolos de prevenção e isolamento, em qualquer possibilidade de caso suspeito, sobretudo, para a notificação e medidas de segurança que devem ser aplicadas a quaisquer casos de suspeita de doenças de interesse de saúde pública ou doença de transmissão respiratória a fim de quebrar a cadeia de transmissão, por isso a importância da qualificação sobre o diagnóstico, assistência e alerta para a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, que garante a segurança dos profissionais”, completou o gerente.

Coronavírus – É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.