Capacitação

Profissionais da SMS participam de curso de pregoeiros e qualificam profissionais na rede SUS

28/09/2018 | 10:18 | 2611

Com intuito de qualificar o serviço e capacitar dos setores administrativos, licitação e jurídico para a modalidade de pregão, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram do XIV Estágio de Contratações Públicas, com ênfase na Formação de Pregoeiros, promovido pelo Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cmdo 1º Gpt E). A capacitação aconteceu no período de 17 a 21 de setembro.

A qualificação teve como objetivo, apresentar conhecimento teórico e prático sobre a modalidade Licitação de Pregão, visando preencher requisito obrigatório para a habilitação à função de Pregoeiro. Além disso, buscou-se desenvolver e reforçar, nos participantes, a cultura do zelo no trato de processos de contratações públicas, especialmente quanto à aplicação da legislação vigente e obediência rigorosa aos princípios norteadores das Licitações Públicas.

“Quanto mais eficiência nas licitações, melhores serviços para a população”, informou Luciana Emília de Carvalho, coordenadora da assessoria jurídica da SMS. “Através de um processo licitatório que se adquire por exemplo, os medicamentos e insumos. O tramite é administrativo e complexo, e necessita que todos os entes envolvidos estejam afinados e alinhados com as normas, leis e condutas cabíveis para conclusão e sucesso de todo processo, tudo pensando na resolutividade e benefício aos usuários do Sistema Único de Saúde”, completou.

Juliana Pereira, chefe do Setor de Licitação explica que o curso promove uma qualificação e atualização dos profissionais, de forma que melhore também o fluxo e os processos que já são realizados. “É de grande relevância o curso de Pregão Eletrônico pelo Sistema de ComprasNet do Governo Federal, onde os processos são gratuitos para o fornecedor e para administração pública, de forma que amplia a quantidade de concorrentes, valores arrematados, com mais oferta e consequentemente, uma melhor qualidade no produto final. Tudo isso implícito na transparência dos processos do certame”, informou.

Participaram do Estágio militares do Exército e servidores civis da Guarnição de João Pessoa, Bayeux e das Organizações Militares Diretamente Subordinadas ao Cmdo 1º Gpt E, totalizando 56 instruendos, dentre os quais integrantes da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (Campus João Pessoa) e do Ministério Público do Trabalho da Paraíba.