Altas temperaturas

Profissionais da Prefeitura de João Pessoa alertam para cuidados com a saúde durante verão

30/01/2021 | 09:00 | 612

Verão é sinônimo de altas temperaturas, principalmente no Nordeste brasileiro, o pode acarretar problemas de saúde, como desidratação, insolação e até queimaduras. É por isso que profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fazem um alerta à população para os cuidados no verão.

De acordo com a dermatologista da Policlínica de Jaguaribe, Raissa Vasconcelos, em casos graves, é preciso procurar uma unidade de pronto atendimento (UPA). “Para se prevenir, é importante evitar exposição solar intensa e se hidratar bastante, evitando bebidas alcoólicas, que provocam perda de líquidos. Não é recomendado também permanecer sob o sol nos horários mais quentes do dia entre 10h e 16h”, ressaltou a dermatologista.

Os primeiros sintomas da insolação são: dores de cabeça, tontura, náuseas, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Já as queimaduras geralmente se caracterizam pela dor, queimação, ardência, mudança de textura da pele e, às vezes, bolhas. Os locais do corpo em que as queimaduras aparecem com mais frequência são geralmente os mais expostos, como: rosto e couro cabeludo.

Ao se expor ao sol, é importante o uso de protetor solar, a ingestão de líquido e o uso de roupas adequadas. Caso identifique queimaduras solares recomenda-se tomar bastante líquido e usar calmantes na pele à base de calamina e água thermal. Em casos graves, o indivíduo deve procurar atendimento médico.