Assistência

Profissionais da Ouvidoria da Saúde são capacitados para atendimentos aos usuários

29/01/2019 | 17:25 | 3136

Os profissionais da Ouvidoria da Saúde participaram nesta terça-feira (29) de uma capacitação acerca da qualidade de atendimento e perfil do ouvidor nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de João Pessoa. A qualificação aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a participação de 18 profissionais técnicos que atuam nas ouvidorias descentralizadas.

De acordo com a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo, a capacitação abordou aspectos comuns ao trabalho e ao atendimento aos usuários e resolutividade de suas demandas. “A partir de então, nossos profissionais estarão ainda mais aptos no atendimento ao público, seja presencial, por telefone ou email”, garantiu.

A Rede Municipal de Saúde conta com equipes de ouvidorias, atuando de forma descentralizada, acolhendo, avaliando e encaminhando as manifestações dos usuários visando melhorias na assistência e na consolidação do SUS, em João Pessoa.

As ouvidorias descentralizadas estão dispostas nos cinco Distritos Sanitários, quatro Hospitais Municipais (Valentina, Santa Isabel, Cândida Vargas e Ortotrauma), na UPA Oceania, Policlínicas de Jaguaribe, Cristo e Mangabeira, na Central de Regulação e na Gerência de Vigilância em Saúde.

Ouvidoria da Saúde – Na Ouvidoria da Saúde, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Em 2018, foram registradas cerca de 500 demandas por mês, com taxa de resposta de 95%. Dos 13.127 atendimentos realizados no último ano, 6.077 receberam a resposta no momento do atendimento.

Os técnicos do serviço atendem de forma presencial, por meio de telefone, pelo número 160 ou ainda por e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br. A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1243, Torre.