Volta às aulas

Professores unem criatividade e orientações da Sedec para garantir ensino online de qualidade

11/02/2021 | 09:00 | 1862

Protagonista no processo de formação dos alunos, o professor sempre teve e sempre terá um papel imprescindível no sistema educacional. Neste momento, em meio à pandemia da Covid-19, eles unem a criatividade somadas às orientações da Secretaria de Educação de Cultura (Sedec) para prestar um ensino remoto de qualidade aos estudantes.

Maria da Penha transformou a casa em sala de aula para acolher os alunos e estimular aprendizagem

O ano letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino foi iniciado na última segunda-feira (8), para mais de 70 mil matriculados, um número recorde. Por enquanto, as aulas seguem na modalidade online, utilizando o sistema Google For Education e através do WhatsApp. Nesta primeira semana, os estudantes foram acolhidos e integrados às turmas, com cuidados afetivos com eles e suas famílias, além de atividades lúdicas.

A professora Maria da Penha do Nascimento, que trabalha na Rede Municipal de Ensino há 19 anos, é um dos exemplos de profissionais que estão se superando para prestar o melhor ensino possível aos seus alunos. A educadora atualmente leciona para duas turmas do 5º ano da Escola Antenor Navarro, no bairro de Gramame.

Professores recebem orientações da Sedec para planejar aulas e conteúdos

“Nós fizemos uma preparação especial para as aulas deste ano. Nos reunimos diversas vezes para receber orientações e trocamos ideias sobre o que poderia ser feito. Ano passado foi complicado, porque fomos pegos de surpresa. Agora, estamos mais preparados para ensinar nossos alunos com qualidade”, contou.

Maria da Penha, que mora no Valentina de Figueiredo, literalmente transformou a sua casa em uma sala de aula. Cuidadosa, a professora preparou cartazes com os conteúdos e armou uma estrutura para a gravação das aulas em alguns cômodos de sua residência. Além disso, criou grupos no aplicativo WhatsApp para enviar o material produzidos e ter um contato direto com os estudantes.

Maria da Penha grava conteúdos e transmite aos alunos por meio de grupos no WhatsApp

“Eu tenho uma preocupação muito grande com meus alunos. Gravo as aulas e depois assisto tudo para avaliar se está tudo direitinho. Quando vejo que tem algo errado, gravo de novo, porque sei que será fundamental para o aprendizado deles. Não está sendo fácil, mas com amor e carinho vamos superar as adversidades”, explicou.

Todos atendidos – Para as famílias que não têm acesso à internet, serão distribuídos livros e atividades impressas, seguindo todos os protocolos de segurança. As tarefas impressas são explicadas e orientadas pela própria unidade de ensino. Serão entregues para as famílias mediante um calendário, sendo uma turma por dia para não haver aglomeração.