'Cordel na sala de aula'
Professores e diretores da Rede Municipal participam de debate sobre Literatura de Cordel
25/04/2023 | 16:00 | 784
Professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, na manhã desta terça-feira (25), de um debate no auditório na Fundação Casa de José Américo com o tema ‘Painel de apresentação do Cordel’. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE).
O objetivo do encontro foi promover discussões que socializem contribuições teórico-metodológicas aos estudos, pesquisas e experiências de formação em cordel para a sala de aula. “Esse momento que estamos vivenciando é muito significativo. O trabalho é literário, mas essencialmente afetivo porque temos dentro da nossa vida a memória do passado, da nossa infância. E é por meio da literatura de cordel que queremos manter esses valores”, explicou a coordenadora do projeto ‘Cordel na sala de aula’, professora Sayonara Gomes.
O evento teve como mediadora a professora da Escola Municipal Américo Falcão, Profª. Lyndinalva de Lima Santiago Albuquerque. Os palestrantes foram o Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto, da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, cujo tema foi ‘O cordel e sua influência na alfabetização e aquisição da cultura escrita’; e o professor poeta Bento Junior, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almirante Barroso, com o tema ‘A Cordelteca Bento Junior – relatos de experiência, impactos na aprendizagem’.
A secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, falou da importância do trabalho do cordel na sala de aula. “Além de trazer toda essa gama cultural, de trazer nossos poetas, de reavivar a cultura, ele está com substancial intenção por trás disso tudo que é a conquista da criança no letramento, no aprendizado, na alfabetização”, afirmou.
Também participaram como palestrantes a professora mestra Jôse Pessoa de Lima, da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca; o professor poeta Manoel Belizário, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão; e a participação especial do poeta popular Jatobá (Antônio Aldemir da Silva).
O evento contou ainda com a participação da professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Beth Baltar. “Esse evento é bastante oportuno e importante porque nós também temos que levar a literatura de cordel para a sala de aula. E eu acho que esse tipo de evento que a Secretaria de Educação proporciona é um espetáculo. É uma oportunidade de os jovens também conhecerem esse tipo de literatura”, destacou.
-
Texto: Alexandre Quintans
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
sedec -
Tags
cordel educação literatura sedec