Rede Municipal de Ensino

Professores desenvolvem atividades de acolhida entre alunos e familiares para fortalecer aprendizado

09/02/2021 | 13:54 | 1055

O ensino remoto, em tempos de pandemia, representa um grande desafio para a educação pública. Com as aulas na rede municipal iniciadas na última segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa aposta no cuidado dos professores junto aos alunos para fazer desse momento uma experiência enriquecedora.

Nesses primeiros dias de aulas remotas os alunos participam das atividades de acolhimento – onde os professores elaboram conteúdos para fortalecimento de vínculos. O objetivo é estreitar a relação não só com os alunos, mas entre os pais ou responsáveis, que também são muito importantes nesse processo de aprendizagem.

Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), explica que cada unidade de ensino desenvolve suas estratégias de comunicação e educação, que envolvem a produção de vídeos, mensagens de texto, áudio, até lives. “Importante e significativo para a consolidação dos grupos de trabalho nas salas de aulas virtuais, com adesão dos estudantes e apoio e parceria das famílias”, disse.

Na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, que fica no bairro do Cristo, a estratégia de alguns professores foi criar grupos no whatsapp para organizar as atividades, que são disponibilizadas para a semana toda de estudos, junto com orientações para os pais auxiliarem no aprendizado das crianças.

Nesse primeiro momento de acolhida, que acontece durante as duas primeiras semanas de aula, as atividades buscam inserir os alunos no ambiente escolar, de uma maneira humanizada e criativa. A partir dessa construção, os desafios de estudar à distância vão sendo superados. “Um momento para os primeiros laços de integração e afetividade dos estudantes e suas famílias”, concluiu Clévia Carvalho.