Professores de Libras participam de mais uma etapa de formação

29/07/2019 | 16:48 | 1683

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Especial, está realizando a formação continuada de 32 professores intérpretes, surdos e ouvintes, da Rede Municipal de Educação. Com dois encontros mensais, a formação teve início no mês de abril e vai até setembro.

Com os intérpretes, que são os professores que escutam e traduzem para os alunos surdos, está sendo intensificado os estudos sobre tradução, qual a melhor maneira de traduzir da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Português e de Português para Libras. Com os professores surdos, está sendo estudado a didática da Libras, já que são professores que estão acompanhando crianças surdas, tendo o foco na didática que mostra como trabalhar o conteúdo com essas crianças que estão em fase de aquisição da linguagem, além da preparação de materiais didáticos.

“Toda formação é importante. No que a língua vai se renovando e eu não estou estudando, vou ficando para trás. Esses estudos nunca param e temos que acompanhar. E aqui a Prefeitura de João Pessoa tem dado muito bem esse suporte. É um momento de rica parceria entre surdos e intérpretes”, disse a formadora e professora de Libras da Escola Municipal Celso Furtado, Sandra Diniz.

A formação faz parte do calendário anual da coordenação de educação especial. “Essa formação nos ajuda a interagir mais, a aprender mais, a expandir nosso progresso e conhecimento, assim também como o aprendizado básico do Português. Somos capacitados para adaptar as atividades para os alunos surdos que, às vezes, não compreendem bem a atividade”, explicou Luana Silveira, professora da Escola Municipal Radegundis Feitosa.