Cultura popular

Professores de Cordel da Rede Municipal participam de formação continuada

16/08/2018 | 09:37 | 2232

Os professores do projeto ‘Cordel na Sala de Aula’ da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão passando por um processo de qualificação e crescimento no aprendizado por meio da formação continuada que está sendo ministrada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC). O encontro na noite dessa quarta-feira (15) aconteceu na Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho.

“Esses encontros visam refletir as práticas pedagógicas favorecendo propostas metodológicas que possam enriquecer o trabalho da literatura de cordel em sala de aula. A formação continuada é uma das principais ferramentas para ampliar conceitos e criar experiências complementares que sustentam a historiografia e a dinâmica dos folhetos”, disse a professora do Departamento de Programas Especiais da Sedec, Sayoanara Oliveira.

São pensados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências.

O tutor das aulas de Língua Portuguesa é o professor doutor da Escola Municipal Apolônio Sales, Francisco Leandro de Assis Neto. Ele está trabalhando duas frentes e a primeira é explicar a verdadeira origem da literatura de cordel que, segundo ele, teve início no Recife, com Leandro Gomes de Barros. O segundo ponto são as questões sociais onde o cordel é resgatado pela atualidade, as novas plataformas que ele está inserido.

“O que estamos fazendo aqui é algo muito importante principalmente pelo público. Nosso alunado é urbano demais, são voltados para a cultura urbana, cultura digital, mais efêmera, e com isso desconhecem de fato a cultura fundante nordestina. Todos os anos é uma descoberta para esses alunos”, disse o professor Francisco Leandro.

O projeto está inserido numa proposta participativa com foco na valorização da cultura nordestina. No seu âmago tem como elemento essencial o apreço pela leitura e o contato com mais um gênero literário de importância e a compreensão das diversas realidades utilizando-se de pesquisas sobre fatos históricos, leitura oral e das variedades dos temas e formas como cordéis musicados, encenados, cantados, entre outros.

Durante o encontro houve também uma palestra sobre marketing do cordel, ministrada pelo empresário John Herbert.

Teve ainda a encenação da literatura de cordel “Chapeuzinho Vermelho” e foi encenado pelos alunos da Escola Municipal Padre Leonel da Franca. E ainda o “Casamento da dona Baratinha” representado por funcionários da Escola Municipal Duque de Caxias. Ambas as apresentações contaram com a participação do grupo de música da coordenação de Bandas da Sedec.

A formação continuada tem uma carga horária de 60 horas, divididas em aulas presenciais, virtuais, práticas nas salas de aulas, exposição de elementos cênicos e apresentações artísticas num espaço laboral de três meses letivos, conforme as normas educativas.

Neste ano de 2018, já estiveram presentes o cancioneiro Sérgio Di Ramos (BA); o poeta popular Luiz Gonzaga (PB); os violeiros cantadores João Batista e Josemar Pereira; o escritor Bento Filho; a professora Ana Diniz; o músico instrumentista Tiago Lopes; a coordenadora da creche municipal Amanda Ataíde e o supervisor pedagógico poeta Ney Robson Dantas.