Educação

Professores da Rede Municipal podem se inscrever para curso gratuito oferecido pela UnB

06/11/2019 | 15:56 | 1090

Professores da Rede Municipal de João Pessoa, do 6º ao 9º ano, podem se inscrever para o curso ‘Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social’, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB). As inscrições acontecem até quinta-feira (14) e são feitas no site javu.unb.br. Estão sendo oferecidas 2.500 vagas para 40 municípios brasileiros.

O objetivo da capacitação é colaborar com uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O curso, que é gratuito, tem duração de 180h e apresenta um conteúdo centrado nos jovens e adolescentes e em temas que permeiam o ambiente escolar, como: prevenção às violências, inclusive no namoro; álcool e outras drogas; direitos sexuais e reprodutivos; gênero e outros.

O ambiente de aprendizagem virtual, o material didático e o acesso à Topografia Javu (TopJavu), um mapeamento da rede de serviços de apoio e proteção à juventude nos municípios selecionados foram criados pensando especificamente na temática do curso.

Desenvolvido na modalidade de extensão e no formato EaD com tutoria, a capacitação é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (Nesp/UnB), em parceira com o Ministério da Saúde.