Dedicação

Professores da Rede Municipal falam sobre o amor à profissão e desafios em tempos de pandemia

15/10/2021 | 16:05 | 1149

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) celebra nesta sexta-feira (15) o Dia do Professor. A Rede Municipal de Ensino da Capital possui mais de 3.400 docentes que se dedicam diariamente em transmitir conhecimentos para os alunos, além de estimular a autoestima. E ser professor em tempos de pandemia é estar em desafio constante com a prática docente.

Ricardo Santos de Carvalho é professor de Matemática há 21 anos. Atualmente, leciona na Escola Municipal Professor Hugo Moura. Desde o início da pandemia de Covid-19, ele está dando aulas remotas e disse estar ansioso com a volta das aulas presenciais, já que há uma interação maior com os alunos.

“Ser educador vai além de ter amor pelo que faz. Claro que precisamos fazer com amor o que escolhemos, mas também ter consciência social do nosso papel na sociedade e estimular nossos educandos a lutarem por seus ideais e ter na educação um ideal de emponderamento para os obstáculos da vida”, afirmou.

O professor falou ainda que o reconhecimento profissional existe por parte da atual gestão municipal. “Vejo muita sensibilidade por parte da Sedec e do prefeito Cícero Lucena. Um cuidado com nosso emocional também, uma vez que participei, por exemplo, de uma oficina de autocuidado. As falas por parte da nossa secretária América Castro são animadoras e o diálogo é uma marca evidente”, agradeceu.

Professor há 12 anos, Gessinaldo da Silva Borba, da Escola Municipal Zulmira de Novais, também compartilha da mesma alegria em poder colaborar com o aprendizado dos alunos, só que de forma presencial. “Felicidade, primeiro porque estamos vendo presencialmente como estão nossos alunos, ajudar não só nos conteúdos, mas ajudá-los a compreender este momento que estamos vivendo, ressignificando nossas prioridades”, disse.

Para ele, ser professor é contribuir para o desenvolvimento de pessoas, não só dos alunos, mas de toda comunidade que está envolvida. “É necessário muito amor à profissão e as pessoas, ser feliz com a felicidade de cada um deles, nas suas conquistas e vitórias, contribuir na aprendizagem e transformar vidas. E isso a atual gestão nos proporciona dando condições e valorizando os professores que são os mediadores para o desenvolvimento escolar de nossos alunos com amor e carinho”, concluiu.

• Texto: Alexandre Quintans
    Edição: Felipe Silveira