‘Educação Interativa’

Professores da Rede Municipal de Ensino passam por formação para uso da tecnologia em sala de aula

07/12/2022 | 12:00 | 1034

A Secretaria de Educação e Cultura de João pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Formação, Programação e Robótica, está promovendo nesta quarta-feira (7) uma formação continuada com cerca de 300 professores e professoras do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) da Rede Municipal de Ensino para o uso dos tablets e Chromebooks em sala de aula. A formação acontece no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), localizado no bairro de Mangabeira, e nas escolas Augusto dos Anjos, Cristo Redentor;, e Dom José Maria Pires, Alto do Mateus; nos turnos manhã e tarde.

O projeto ‘Educação Interativa’ tem o objetivo de transformar o fazer pedagógico da Rede Municipal de Ensino, realizando assim a implantação da Educação 4.0 nas unidades educacionais, utilizando para isso metodologias ativas e incentivando cada vez mais o protagonismo estudantil.

“Essa formação interativa visa mostrar aos professores como usar o tablet na prática pedagógica, no seu dia a dia da escola. Nossa intenção é que eles conhecem os recursos que este equipamento tem, quais os aplicativos que ele poderá baixar. O professor pode, por exemplo, fazer um questionário interativo de uma prova que será aplicada ao aluno e delimitar o tempo que ele terá para resolver as questões. Com isso, o professor vai saber o que deve ser trabalhado melhor naquele aluno antes da avaliação”, explicou o diretor de Formação, Programação e Robótica da Sedec, Elisson Dutra.

Os recursos tecnológicos já estão sendo disponibilizados nas unidades de ensino onde os alunos do 4º ao 9º recebem um tablet com 20gb de internet, Chromebooks para os professores, novos computadores para as secretarias, internet para todas as escolas, além de outros equipamentos tecnológicos.

“Isto aqui é um ponto muito positivo levando em consideração o mundo que a gente vive que é imerso em tecnologia e que os alunos também vivem. O conhecimento que nós temos é mais tácito, que a gente vai utilizando no dia a dia, vai pesquisando e descobrindo. Mas quando temos uma formação desse nível aí temos abordagens mais específicas para podermos usar e principalmente interligando os aparelhos que estamos recebendo da Prefeitura de João Pessoa”, disse Andrezza Raquel Cirne Bezerra, professora polivalente do 4ª ano da Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.

Durante a formação os professores estão conhecendo diversas ferramentas como o Clube Desafio Futura (CDF), ferramenta de gamificação desenvolvida pelo Canal Futura, que consiste em um jogo de perguntas e respostas bem ao formato dos jogos de tabuleiro, mas em versão virtual.

Uma outra ferramenta apresentada é o ‘Object Viewer’, aplicativo onde os professores poderão encontrar diversos recursos para sala de aula e visualizá-los por meio de realidade aumentada. Por fim a técnica de ‘Stop Motion’, a qual consiste em tirar diversas fotos de objetos inanimados (como bonecos de massinha, por exemplo) e colocá-las em sequência, através de um editor de vídeo, de forma a fazer com que o cérebro crie a ilusão de movimento devido às diferenças de posição dos objetos

Pular para o conteúdo