Defesa do consumidor

Procon-JP registra mais de 600 atendimentos presenciais e 1,1 mil assistências por meio de telefone

10/10/2020 | 08:40 | 460

O SAC da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor registrou 632 atendimentos presenciais em setembro e uma média de 1.100  assistências por meio do telefone 0800 083 2015 com o consumidor fazendo denúncias e reclamações, tirando dúvidas e pedindo orientações. O Procon-JP só está atendendo presencialmente por agendamento através do número 3218-5720 e a marcação pode ser conferida (data e hora) acessando o site  proconjp.pb.gov.br.

Entre as principais reclamações do consumidor que vai à sede do Procon-JP estão problemas nos serviços telefonia, água, luz e bancos, atraso na entrega de compras realizadas através da internet, preços considerados abusivos em supermercados e similares e no comércio em geral.

O número 0800 083 2015 é um dos canais do Procon-JP para receber a demanda do consumidor, mas não realiza agendamento, servindo apenas para orientação e dúvidas sobre a legislação que norteia a relação de consumo. Esse canal de interação com o consumidor também é a base para a inspeção da fiscalização, aonde a equipe vai até o local averiguar a procedência da denúncia ou reclamação do cidadão.

Site – O site proconjp.pb.gov.br disponibiliza  a relação dos consumidores para atendimento presencial no SAC e nas salas de audiências da sede da Secretaria, com a lista atualizada a cada 24h antes do dia marcado para o atendimento, especificando a data e hora.

O site também divulga as tabelas das pesquisas de preços realizadas pelo Procon-JP e conta com links para consultas processuais e da legislação, pauta de audiências, livro de reclamação e bloqueio telemarketing.

Fornecedor – O fornecedor de bens e serviços ou seus representantes também poderão se comunicar com o Procon-JP remotamente através do email procon@joaopessoa.pb.gov.br , canal onde poderá agendar a consulta processual presencial no cartório da sede na avenida Pedro I, 473, Centro, e se informar sobre as pautas das audiências de conciliação. 

Segurança – O Procon-JP está praticando todas as medidas de segurança previstas contra o Coronavírus, obedecendo a todos os protocolos de segurança sanitária exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento presencial. O ingresso das pessoas nas instalações da sede somente é permitido com o uso de máscara e seguindo o protocolo de distanciamento, além de barreiras físicas entre as pessoas e disponibilização de material de desinfecção como o álcool 70%.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefone para agendamento: 3218-5720

Telefone para orientação: 0800 083 2015

Email: procon@joaopessoa.pb.gov.br

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