Planejamento doméstico

Procon-JP orienta consumidor para o uso consciente do décimo terceiro salário

05/12/2022 | 13:00 | 643

Quem ainda não tem planos para o décimo terceiro salário, o Procon de João Pessoa (Procon-JP) traz orientações de como o consumidor pode utilizar o dinheiro extra de forma mais planejada. A primeira dica para uso do abono, que deverá ser pago em sua integralidade até o dia 20 de dezembro, tanto para funcionários públicos quanto de empresas privadas, é que ele seja empregado para resolver os problemas financeiros mais imediatos, a exemplo da quitação daquela dívida que deixa o orçamento doméstico mensal no limite.

Outra orientação é que o consumidor que tem mais de um débito também use esse dinheiro extra para resolvê-los. “Até porque as dívidas acumuladas não deixam a pessoa fazer novos planos ou realizar novas compras, principalmente de bens ou de serviços de que necessita”, pontua o secretário Rougger Guerra. Ele adianta que “se não puder quitar toda a dívida, pode-se usar uma parte para reduzir o débito”.

O titular da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor explica que, com o dinheiro em mãos, pode-se fazer uma negociação mais vantajosa para quitação da dívida ou, pelo menos, para a redução do débito. “O consumidor endividado pode tentar um acordo para dar uma boa entrada e parcelar o restante de forma a desafogar o orçamento mensal”.

Rougger Guerra dá outra dica: “Evite usar o décimo terceiro no impulso, principalmente se não for para adquirir bens ou serviços, mesmo que duráveis, que não sejam necessários ou urgentes. Também fique alerta para, seja para adquirir um bem ou realizar um serviço ou mesmo pagar ou reduzir uma dívida, verificar o contrato minuciosamente para não correr o risco de pagar juros exorbitantes”.

À vista – Para quem realmente precisa comprar algum bem ou adquirir algum serviço, a orientação é que tente realizar a transação à vista. Com o dinheiro disponível, as opções de descontos reais existem. “É importante pesquisar os preços antes de adquirir o bem ou contratar o serviço. O dinheiro na mão ajuda muito a conseguir uma redução nos preços”, diz o secretário.

Poupança – Outra utilização para o abono pode ser uma poupança, principalmente para quem não tem ainda uma destinação para o dinheiro extra. “Se não puder guardar todo o décimo, poupe pelo menos uma parte. Pode-se ainda procurar uma aplicação financeira que tenha um maior rendimento. É preciso se precaver para as emergências, como doenças na família ou mesmo um desemprego súbito”, acrescenta Rougger Guerra.

Festas de final de ano – O consumidor que pretende fazer comemorações e vai usar uma parte do décimo para as atividades natalinas, o ideal é dividir a despesa com a família e amigos porque assim todos economizam. “Quem puder aproveitar decorações antigas, também está valendo mais essa economia”.

Compras natalinas – Outra orientação do titular do Procon-JP é que evite gastos excessivos com os itens que compõem as festas natalinas, que não se resumem apenas a comidas, bebidas e decoração. Despesas com roupas, calçados e presentes são comuns nesse momento. “Por isso, muita atenção nessa hora. Utilize o que puder ser reaproveitado. Lembro, ainda, que promoções e descontos nos preços de diversos produtos são bem comuns no mês de janeiro”, avisa.

Impostos – O consumidor deve lembrar também que em janeiro começam a chegar os boletos para os pagamentos de impostos previstos para o primeiro semestre do ano. “Guardar uma parte do décimo terceiro para pagamento de IPTU, imposto de renda e taxas do veículo é uma boa ideia, Quem tem filhos estudando em escolas privadas deve considerar também a despesa com o material escolar”, lembra Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

WhatsApp: 83 98665-0179

Transporte público: 83 98873-9976

Pular para o conteúdo